sexta-feira, outubro 16, 2009

TWITTANDO SOBRE HONDURAS


Ainda não tenho Twitter, nem sei como usá-lo. Para falar a verdade, não gosto do formato, nem da idéia - mensagens curtas, de poucas linhas, do tipo que se manda pelo celular. Creio que é algo útil para marcar um encontro ou passar algum recado, e só. Não me parece ser o melhor meio para debater coisas importantes. O meio em si favorece não a reflexão, mas o efêmero e a superficilidade.

Essa minha impressão foi reforçada quando li algumas mensagens no Twitter de alguém que conheci uns quinze anos atrás, quando estava no primeiro ano da faculdade de Direito (que eu depois larguei). Já naquela época, percebi que se trata de uma pessoa estranha, meio empertigada, que fala como escreve (é capaz de falar, com a cara mais séria do mundo, "impoluto" e "probo", ou "voluptuosa" em vez de "gostosa", por exemplo). Além disso, descobri que é um petista de carteirinha e leitor da Caros Amigos. No Twitter, ele escreveu o seguinte, no dia 28 de setembro (em vermelho):

Honduras:o governo Lula está se limitando a seguir o que determinam a nossa CF e os demais diplomas legais vigentes acerca do asilo político

Para um advogado, o autor da frase acima parece desconhecer completamente o que diz a CF (Constituição Federal brasileira de 1988), bem como os demais "diplomas legais vigentes acerca do asilo político". Em primeiro lugar, a Lei brasileira determina que a concessão de asilo político está condicionada ao compromisso do asilado de renunciar à qualquer declaração ou participação política. Não é esse o caso de Manuel Zelaya. Ele não requereu asilo, nem buscou a embaixada brasileira em busca de proteção: seu objetivo foi e é utilizá-la como seu palanque e escritório político para retornar ao poder, se preciso na marra. O governo interino de Roberto Michelletti deu um ultimato ao governo Lula para que decidisse o status de Zelaya, inclusive para que lhe concedesse o asilo, mas Lula e Celso Amorim insistem em considerá-lo não um asilado, mas um "hóspede oficial". Sabem que, se lhe derem o asilo - ou seja, se cumprirem a Lei -, ele terá que calar a boca e desmobilizar seus partidários. Enquanto isso, permitem que ele insufle a insurreição, desde a embaixada.

A propósito: a Constituição brasileira estabelece, em seu Artigo 4, a não-intervenção como um dos pilares das relações internacionais do Brasil. O governo Lula, ao transformar a embaixada em Tegucigalpa em escritório político de Zelaya, interveio diretamente na realidade interna de Honduras, violando abertamente o que diz o Artigo 4 da CF. Em outras palavras: o sujeito que escreveu não tem a menor idéia do que está falando.

Só quem consegue pensar diferente é a parcela entreguista, parcial e recalcada da nossa imprensa que não admite a coragem do atual governo.
.
Coragem do atual governo??? Fala sério: onde está a coragem em transformar a embaixada em comitê político de um caudilho golpista? E em se unir ao coro de governos bolivarianos encabeçado por Hugo Chávez para pressionar a poderosa Honduras? Coragem, meu filho, é condenar a falta de liberdade e as violações aos direitos humanos no Irã, no Sudão, em Cuba ou na Venezuela. O governo Lula faz isso? Pelo visto, só quem o faz é "a parcela entreguista, parcial e recalcada da nossa imprensa"...

Engraçado que alguns dos que hoje se insurgem contra a postura do Pres. Lula( alguns cardeais da tucanalha,por exemplo)não viram nenhuma ilicitude em salvar os próprios pescoços ao buscarem refúgio nas mais diversas representações diplomáticas no Chile,quando do golpe de 73

Primeiro: os que buscaram refúgio nas embaixadas no Chile em 1973 (entre os quais "alguns cardeais da tucanalha", como diz o petista) o fizeram fugindo de um golpe militar, algo que não houve em Honduras, como já cansei de escrever aqui (vejam os posts abaixo). Segundo: Manuel Zelaya não buscou refúgio; buscou um palanque - ele não o fez para fugir da perseguição política, mas para voltar ao trono. Terceiro: o autor da frase precisa estudar um pouco mais História - e Direito, também.

Há que se louvar a atitude de Lula em não reconhecer,nem negociar com um governo comprovadamente golpista,autoritário e ilegal.

O governo "comprovadamente golpista, autoritário e ilegal" de que fala o autor da frase é o mesmo que depôs um presidente que tentou violar a Constituição hondurenha, ao usar indevidamente as Forças Armadas para convocar um referendo declarado ilegal e inconstitucional pela Suprema Corte e pelo Legislativo do país. É o mesmo governo que, ao expulsar do poder o neobolivariano Zelaya, aplicou à risca o que está nos Artigos 42, 237 e 239 da Carta Magna. É o mesmo governo que manteve as eleições presidenciais a ser realizadas em 29/11, da qual participarão, inclusive, aliados de Zelaya. Algo muito "golpista, autoritário e ilegal", como se vê.

Se,por acaso,a neo-ditadura Micheletti desrespeitar a soberania da Embaixada Brasileira em Tegucigalpa o Brasil estará respaldado a usar do desforço necessário,afim de resguardar a soberania de nossa pátria,isto é,a invadir aquele país centro-americano e depôr o seu ditador.

Uau! Então o Brasil agora pode invadir Honduras, "se, por acaso" a "neo-ditadura" (de quem? do Congressso e do Judiciário hondurenhos, que depuseram o GOLPISTA Zelaya?) invadir a embaixada? Será que quem escreveu essa maravilha de lógica sabe que, ao permitir a transformação de sua embaixada em Tegucigalpa em QG político de Zelaya, o Brasil VIOLOU A SOBERANIA DE HONDURAS? Será que sabe que, de acordo com o Artigo 43 da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas de 1961, o governo hondurenho pode retirar o status diplomático da representação brasileira e prender o golpista Zelaya no local? Acaso sabe ele que, ao intervir abertamente nos assuntos internos de Honduras, o Brasil cometeu uma das maiores trapalhadas de sua História diplomática? Será que sabe que somente quem é muito pernóstico fala "desforço" em lugar de "esforço"? E ainda quer mandar os fuzileiros navais? Patético.

O que está acima, claro, é apenas uma amostra da avalanche de mentiras que foram vomitadas nos últimos meses a respeito de Honduras. Todas elas já foram devidamente desmascaradas, bastando para isso uma simples consulta à Constituição hondurenha, que demonstra que Zelaya, e não Roberto Michelletti, é um caudilho golpista e autoritário. Mas sempre haverá quem dê ouvidos à propaganda lulo-chavista, deixando-se engabelar por ela. Que os absurdos reproduzidos acima tenham sido ditos por um advogado e, ainda por cima, professor de Direito em uma universidade, é sintomático do nível de falsificação que a questão de Honduras atingiu por estas plagas. É mais uma prova de como o esquerdismo infantiliza e faz mal ao cérebro. Nem o Twitter está a salvo dessa lavagem cerebral.

Nenhum comentário: