quinta-feira, novembro 19, 2009

AINDA YOANI SÁNCHEZ (OU: A IRRACIONALIDADE DAS TEORIAS CONSPIRATÓRIAS)


Já eu prefiro que me mostrem provas...
.
Ainda sobre o rumor lançado na internet de que Yoani Sánchez seria uma espiã infiltrada da ditadura comunista cubana, paga pelo governo de Raúl Castro para escrever seu blog em que denuncia o... governo de Raúl Castro (!), alguém me escreve com a seguinte pergunta: "como ela pode ter tanta notoriedade e não ter sido jamais detida"? Eu saberia explicar isso?

Posso apenas arriscar uma hipótese, já que nesse assunto estamos inteiramente no reino das especulações: acredito que a tirania castrista ainda não a meteu numa prisão por causa, justamente, da notoriedade que ela alcançou no exterior. A fama do blog e os prêmios jornalísticos que ela ganhou fora da ilha, como o Ortega y Gasset e o Maria Moors Cabot, além do fato de ter sido eleita uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time em 2007 etc., tudo isso lhe deu, digamos assim, uma certa "blindagem". Graças ao uso inteligente da internet, ela saiu do controle da ditadura, tornou-se grande demais para ser simplesmente eliminada. Até para os padrões da tirania cubana, trancafiá-la ou mandá-la ao paredón seria, pelo menos agora, dar demais na vista. Embora essa possibilidade não deva ser descartada, é bom que se diga.
.
Mesmo com essa "liberdade", que nada mais é do que a liberdade da internet, Yoani não está livre, porém, do acosso da repressão, como demonstra a tentativa de seqüestro da semana passada ("uma armação", certamente vão dizer os conspiracionistas, para quem nenhum fato é suficiente para demovê-los de suas certezas religiosas). Além disso, ela está proibida de deixar o país e é vigiada constantemente pelos espiões do regime - o que ela inclusive denuncia no blog. Seu blog, aliás, é inacessível para os cubanos que moram na ilha (somente quem está no exterior pode acessá-lo e sabe quem é Yoani Sánchez).
.
Não é preciso forçar a barra para mostrar a ditadura cubana como pior do que já é. Yoani não é "prova" de que "não é tão ruim assim viver na ilha", como se está dizendo, muito pelo contrário: ela é um fenômeno novo, uma opositora do totalitarismo que usa a internet, vedada à maioria dos cubanos, como principal instrumento de resistência à tirania. É algo com que os Castro e seus serviços de espionagem não contavam, nem podem controlar totalmente: basta um notebook e um pen-drive para denunciar ao resto do mundo o que ocorre na ilha. Além, claro, de coragem, muita coragem. Com isso, ela, Yoani, incomoda muita gente, inclusive alguns exilados em Miami, que gostariam de ter o monopólio da oposição ao castrismo. É possível que tenha saído daí o boato de que ela é agente da DGI cubana.

Tudo isso me dá o direito, creio eu, de acreditar que a acusação de que ela é agente do castrismo não passa de um boato sem fundamento, uma calúnia, talvez criada pelos próprios órgãos de desinformação cubanos. Até o momento, há tantas provas de que ela é agente do castrismo quanto de que ela é agente da CIA. Ou seja: nada. Nadinha mesmo.

Mas, por mais que eu pise e repise essa questão, não acredito que vai adiantar muito. Boatos, afinal de contas, são feitos não para ser provados (do contrário, não seriam boatos), mas para desmoralizar, desqualificar, caluniar. É uma pecha que, uma vez lançada, é extremamente difícil de desaparecer, obrigando o caluniado a se defender, enquanto os caluniadores permanecem seguros, muitas vezes no anonimato. Por coincidência, terminei de ler um dia desses uma biografia do cantor Wilson Simonal, que teve a carreira - e a vida - destruída por causa de um boato de que ele seria "dedo-duro" da repressão política nos anos da ditadura militar. Havia muito mais motivos para crer que Simonal fosse agente do DOPS do que para crer que Yoani é agente da G2. E, no entanto, depois de décadas, descobriu-se que Simonal nunca teve nada a ver com a repressão, foi tudo um grande mal-entendido. Acredito que o mesmo tipo de equívoco fatal está acontecendo agora no caso da Yoani Sánchez.

Eu poderia tentar discutir teorias conspiratórias. Mas, infelizmente, teorias conspiratórias não podem ser discutidas: elas não são racionais, como já disse aqui. Não adianta pedir fatos e provas para quem acredita em algo porque QUER acreditar. Para quem quer crer que Yoani é uma espiã a serviço do castrismo, nenhuma prova em contrário basta. Assim como sempre haverá quem duvide que o homem foi à Lua, sempre haverá quem jure que Yoani, por ser blogueira, por estar viva, por ser bonita ou por sei lá o quê, é agente da DGI cubana ou dos incas venusianos.

Mais uma vez pergunto, e mais uma vez vou ficar sem resposta: cadê as PROVAS de que Yoani Sánchez é agente dos Castro? Será que eu vou ter de criar um prêmio para quem conseguir essa façanha?
.
ATENÇÃO: Não estou me dirigindo a quem quer que seja quando escrevo sobre o rumor de que Yoani seria espiã. Estou refutando, isso sim, argumentos que até o momento me parecem totalmente descabidos e sem qualquer fundamento. Não escrevo sobre pessoas, mas sobre idéias.

Nenhum comentário: