terça-feira, janeiro 26, 2010

UM VERMELHO-E-PRETO COM UM EMINENTE PENSADOR DE ESQUERDA

Parou na minha mesa, entregue por um colega meu que acha que ser de esquerda é ser "do bem" e humanista, e conservador é um bicho de casco e chifres, um texto muito engraçado, intitulado "Você é de direita? Faça o teste", publicado no jornal Correio do Povo, de Porto Alegre. O autor é um tal Juremir Machado da Silva, de quem, confesso, nunca tinha ouvido falar. O texto é, como vocês verão, primário, de um nível mental constrangedor, mas há quem ache lógica na coisa, e considere Juremir um pensador. É um sinal dos tempos. Na falta de alguém melhor no campo da esquerda para debater, vai um Juremir mesmo.
.
Aí vai. Eu em preto. O Juremir em vermelho.
.
É sabido que para a direita não há mais esquerda e direita, salvo quando a direita quer bater na esquerda e precisa chamá-la pelo nome para dar nome bois.
Não sei exatamente de que "direita" o autor está falando, mas uma coisa é certa: não me identifico com ela. Para mim, a esquerda continua viva e muito viva, como demonstra o atual governo e o texto do Juremir.
.
Todo mundo sabe e eu tenho repetido isso aqui que a ideia de que a divisão direta/esquerda deixou de ser pertinente é uma ideia de direita.
Gostaria de saber do que exatamente o autor está falando. A divisão direita-esquerda, ou democratas-totalitários, nunca foi tão pertinente como agora. Ele mesmo é uma prova disso.
.
Houve tempo em que ser de direita era antiquado. A esquerda ganhava a guerra simbólica. Isso mudou.
Nem tanto, infelizmente. A hegemonia simbólica da esquerda continua forte no Brasil, que, nesse sentido, é quase uma república soviética. Basta fazer um teste: você conhece algum intelectual brasileiro com espaço na imprensa que se declara abertamente de direita?
.
Nos últimos anos, a direita adotou estratégias publicitárias (a publicidade é quase sempre de direita) e passou a se apresentar como moderna. Faz parte desse jogo chamar a esquerda de anacrônica, velha, ultrapassada, superada, mofada, etc. A esquerda ridicularizava a direita pelo humor. Agora, a direita insulta e menospreza a esquerda com sua ironia pesada.
Essa é nova: como, a publicidade é de direita??? O autor nunca ouviu falar na maior máquina de propaganda ideológica de todos os tempos, o Partido Comunista da URSS e seus replicantes nacionais?
.
Então o atraso das teses de esquerda é apenas uma jogada da publicidade de direita, é isso? Deduzo portanto que, para o Juremir, as teses esquerdistas, como a imposição de uma ditadura do proletariado, são modernas e atuais. Fica fácil entender por que é tão fácil ridicularizar a esquerda.
.
Façam o teste:
.
É contra a legalização do aborto?
Particularmente, não sou nem contra nem a favor. Só não aceito que se queira criminalizar quem seja contra, como quer o atual governo. A propósito: Marina Silva e os padres da escatologia da libertação também são contra. Eles são de direita?
.
É contra o casamento de homossexuais?
Vamos usar o termo correto: casamento de homossexuais (ou casamento gay) não existe. O que existe é união civil de pessoas do mesmo sexo. Novamente, nada contra. A questão é que, em nome de uma suposta tolerância, querem punir com multa e prisão até quem conte piadas de bichinha. Isso, sim, sou contra.
.
Acha que o aquecimento global é uma bobagem?
Não apenas quem é de direita acha. Cientistas sérios também já perceberam a farsa por trás da religião aquecimentista. Se você tem alguma dúvida, pesquise.
.
É contra o bolsa-família?
Agora sim, uma pergunta pertinente. Sou contra. Assim como Lula, o PT e toda a esquerda brasileira também eram contra antes de descobrirem que o bolsa-cabresto é uma mina de ouro para ganhar votos e deixar o povaréu cada vez mais estadodependente.
.
É contra a integralidade do Plano Nacional de Direitos Humanos?
Aqui há um truque. Acho que ninguém é contra a "integralidade" de um Plano de Direitos Humanos. Sou contra, isso sim, o revanchismo, a censura à imprensa, a liquidação da propriedade privada e o desrespeito à liberdade religiosa. Coisas que estão presentes no tal PNDH-3. Malandragem.
.
Acha que os governos devem ajudar os produtores ricos e largar no mundo o pobrerio?
Não, não acho. Os governos não têm nada que ajudar produtores, ricos ou pobres. Sou de esquerda?
.
Defende pagar menos impostos e obter mais subsídios? Defendo menos impostos, mas nada de subsídios. Sou pela livre iniciativa. Mais uma vez: sou de esquerda?
.
Acha que Israel sempre tem razão contra os palestinos?
Não, não acho que Israel "sempre tem razão", ainda mais "contra os palestinos". Acho que Israel tem o direito a existir. Os terroristas islamitas acham que não, assim como grande parte dos esquerdistas, esses humanistas. Se me perguntarem se estou do lado de Israel ou do Hamas, não hesito em dizer: de Israel, claro. Isso faz de mim um inimigo da humanidade?
.
É contra política de cotas em sociedades de desigualdade flagrante e reproduzidas pelos mecanismos de educação?
Olha a malandragem aí de novo! A pergunta induz à conclusão de que a política de cotas seria uma forma de resolver ou diminuir a "desigualdade flagrante e reproduzida pelos mecanismos de educação". Quem se disser contra, portanto, deve ser um canalha. Não alguém que se opõe ao racismo institucionalizado ou ao fim da meritocracia nas escolas e concursos públicos.
.
É a favor do Fórum da Liberdade e contra o Fórum Social Mundial?
Precisa mesmo responder?
.
Acha que a repressão é o único caminho para resolver os problemas de violência urbana?
Mais uma vez: não, não acho que a repressão é "o único caminho" etc. Acho que é necessária. A esquerda, principalmente a que adora fumar um baseado e fazer passeatas "pela paz" depois, pensa diferente.
.
Chega. É suficiente.
.
Quem der respostas positivas a 80% dessas perguntas é de direita. É direito de qualquer um ser de direita. Não é preciso ter vergonha. Quer dizer, é um tanto vergonhoso ser contra todos os valores modernos e ainda se apresentar como extremamente moderno.
De que "valores modernos" o autor está falando? A censura à imprensa? O apoio ao terrorismo do Hamas contra Israel?
.
Na Europa, muita gente daria respostas positivas a todas as questões listadas acima. E diria sem pestanejar: “Eu sou de direita” ou “nós de direita”. No Brasil, as pessoas querem ser de direita sem ter de carregar o peso negativo dessa palavra e dessa ideologia. É confissão de culpa ou malandragem.
As pessoas querem ser de direita no Brasil? Jura? Quem exatamente?
.
A direita brasileira é tão esperta que consegue mamar mais no Estado do que a esquerda mesmo quando a esquerda está no poder. A direita é o poder. Talvez seja a única direita do mundo que não se assume como tal e ainda tenta se apresentar como não-ideológica.
Vou perguntar de novo: de quem o autor está falando? Mamar nas tetas do Estado é uma característica ideológica de direita? De quem, exatamente? A direita é o poder? Então Lula é de direita?
.
A revista Veja é hoje a carta capital da direita. Os blogues da Veja conseguem estar ainda mais à direita.
Eu sabia que iam acabar falando da VEJA... Ela é o alvo preferido dos esquerdiotas de plantão. Pena que nunca vi ninguém desmentir uma vírgula do que a revista diz sobre Lula, por exemplo. Só uma pergunta: se os blogues da VEJA, como os de Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi e Augusto Nunes, são ainda mais à direita, então devem mamar no Estado também, pelo visto. É isso mesmo?
.
O Fórum de Davos é a menina dos olhos da direita internacional. Neste ano, eles vão ter de engolir o presidente brasileiro, que, por ter-se “endireitado” um pouco, tornou-se frequentável.
Direita brasileira, direita internacional... Fico cada vez mais sem entender o que o autor quer dizer exatamente por "direita". Lula sempre foi recebido com rapapés no Forum de Davos, não é agora que ele se tornou frequentável (sic). Fórum de direita?
.
Depois da paulada dada pela crise financeira de 2008, Davos está mais humilde. Puro cinismo. Mas a verdade é que o Fórum Social Mundial, rotulado de anacrônico, deu um “chocolate” em Davos e anunciou a agonia do neoliberalismo.
Entendi... Então foi o Forum Social Mundial, aquele conclave de saudosistas do Muro de Berlim e palanque de Hugo Chávez, que deu uma paulada (um "chocolate") em Davos e anunciou a "agonia do neoliberalismo". Estou vendo para que "outro mundo possível" Chávez, um freqüentador assíduo do tal Forum dos malucos, está levando a Venezuela... Por falar no neoliberalismo, este deve ser o defunto mais insepulto da História. Aliás, o que é mesmo neoliberalismo? O autor poderia me esclarecer?
.
Última questão do teste para saber se você é direita:
.
O neoliberalismo existiu ou foi apenas uma besteira inventada pela esquerda?
Vejam que coisa: o tal "neoliberalismo" deve ser assim como um boitatá ou uma mula-sem-cabeça: existiu ou foi lenda? etc. Mais uma vez pergunto: o que o autor entende por neoliberalismo? A política econômica do governo FHC?
.
Outras, outras: prefere Hugo Chávez ou Jair Bolsonaro?
Nem um nem outro. Mas lembremos: Chávez governa um país. E Bolsonaro? A propósito: prefere Fidel Castro ou George Bush? Stálin ou Churchill?
.
Sente saudades de Paulo Francis e Roberto Campos?
Fazem falta, certamente. Mas o autor deve estar com saudades de Luiz Carlos Prestes e de Carlos Lamarca.
.
Acha que a justiça é neutra, imparcia e objetiva? (aí já não é questão de direitismo, mas de loucura).
Se não é neutra, imparcial e objetiva, precisa ser, devemos zelar para que seja. Mas entendo: isso, para o autor, é pedir demais, é loucura... Então é melhor escancarar de vez e adotar uma justiça parcial e subjetiva a favor dos "explorados", não é mesmo?
.
Acha que nunca se roubou tanto como agora?
Se nunca se roubou tanto como agora, não sei. Mas, certamente, nunca na história deste País (opa!) o roubo contou com tanta condescendência dos "éticos" da esquerda. Basta ver as desculpas de Lula para o mensalão. Nunca a honestidade e a vergonha na cara foram tanto de direita.
.
***
Estimulado pelo texto do Juremir, resolvi criar meu próprio teste. Veja se você é de esquerda:
.
- Acha que quem é contra o aborto deve ser penalizado?
- Acha que quem é contra o "casamento de homossexuais" deve ir parar na cadeia?
- Acredita que o aquecimento global é uma realidade tão concreta quanto o nascer do sol?
- Pensa que o bolsa-família é um programa de redução da pobreza, e não a institucionalização do cabresto e do coronelismo?
- É a favor da revogação da Lei de Anistia para punir torturadores da época da ditadura militar, mas não os terroristas de esquerda? (aliás, acha que não existe terrorismo de esquerda?)
- Acredita que o papel da imprensa é informar, não fiscalizar o governo?
- Acha que o MST é um movimento reivindicatório dos camponeses pobres, e não um movimento revolucionário que quer acabar com o direito de propriedade e impor uma ditadura comunista?
- É a favor de que símbolos religiosos sejam proibidos em escolas e repartições públicas, principalmente se forem cristãos?
- Acha que os governos devem ajudar empresas falidas e servir de banco para os companheiros?
- Acha que Israel está sempre errado e não tem o direito de se defender?
- Acredita que o capitalismo é um sistema desumano e que Cuba, sim, é que é uma verdadeira democracia?
- Nega-se a reconhecer o resultado das eleições em Honduras, mas não em Cuba ou no Irã?
- Acha que o Foro de São Paulo não existe, e é uma invenção da direita?
- Acha que o PSDB é de direita e que o governo FHC era "neoliberal"?
- Acha que as cotas raciais são um instrumento de justiça social, e não a oficialização do racismo?
- Acha que os EUA estão sempre errados e que são os culpados por tudo que de ruim existe no mundo?
- Acha que os crimes do comunismo, como o extermínio de 100 milhões de pessoas, não existiram e são uma bobagem inventada pela direita?
- Acha que a globalização é uma conspiração das elites capitalistas dos países ricos para aumentar a miséria no mundo?
- Acha que "liberal" e "conservador" são palavrões?
- Acha que existe direita organizada no Brasil?
. .
Chega, né? Já é o bastante.

4 comentários:

Anônimo disse...

Muito criativa a sua resposta aos "esquerdistas" e verdadeiras!
ah, vc está em preto e não em azul....

Anônimo disse...

gUSTAVO, PARABÉNS PELO BLOG E PELOS EXCELENTES ARTIGOS
SEMPRE VENHO AQUI- EU E MEUS AMIGOS
PARABÉNS
POR TUA CAUSA, CREIO QUE O BRASIL AINDA POSSA TER ESPERANÇAS

Anônimo disse...

GUSTAVO, TE ADORO
TE ADORAMOS
INTELIGENTE- CULTO- VERSÁTIL
VC LAVA NOSSA ALMA QUANDO COLOCA OS VERMES ONDE DEVEM FICAR- NO CHÃO MESMO
OBRIGADA
QUE DEUS O PROTEJA
NÓS VENCEREMOS A ESCURIDÃO DO MUNDO

Anônimo disse...

Quantos elogios, mas por que sera que nimguem tanto os que criticam quanto os que te aplaudem se mostra, são todos anonimos ... se concordam contigo porque não assinam os comentarios ?

Ja que há poucos que se assumem de direita que lhe parece fazer um post didático, o que é o liberalismo ??