sábado, janeiro 16, 2010

HAITI: COLOCANDO OS PINGOS NOS "IS"

Epa! Peraí! Parece que alguém não entendeu o que eu escrevi sobre o Haiti (ver meu último post).
.
De um leitor, que prefere permanecer anônimo:
.
Desculpe, Gustavo, mas eu é que não quero que o MEU dinheiro suado seja gasto fora do país. EU NÃO TENHO NENHUMA responsabilidade com o que acontece lá fora. Esta ajuda ao Haiti pelo governo brasileiro não passa de um jogo de vitrine.
Preferiria que o dinheiro estivesse sendo gasto aqui....
.
O comentário se refere a meu último texto, no qual aponto a manipulação política da tragédia do Haiti pelo governo Lula, que está usando a catástrofe para se promover lá fora. Vou repetir o que disse: para mim, a ajuda aos haitianos é necessária e louvável. Mais que isso: é uma obrigação moral, uma questão de humanidade. Divirjo, isso sim, é do uso político que o governo faz de catástrofes como essa, como fica claro pelo contraste entre a prontidão no caso do Haiti e a lentidão no caso de tragédias acontecidas em território nacional. Esse contraste mostra que há uma clara instrumentalização política dos desastres que atraem a atenção internacional (o que é uma canalhice), mas isso não significa que se deva dar as costas ao que ocorre no resto do mundo (o que é uma atitude chovinista, para dizer o mínimo).
.
Em outras palavras: não sou contra a ajuda ao Haiti, muito pelo contrário. Sou contra, sim, o atrelamento dessa ajuda a uma política externa que se guia pela megalomania e pelo "protagonismo", que usa até terremoto em outros países para exercer sua "liderança" imaginária (já demonstrada, com os resultados conhecidos, em países como Honduras, por exemplo). É por esse motivo que também sou contra a manutenção dos militares brasileiros naquele país (mas isso é motivo para outro post).
.
Concordo com o autor do comentário em um único ponto: a ajuda do governo brasileiro ao Haiti é uma vitrine da diplomacia lulista. Mas discordo totalmente quando ele diz que o País não tem nada que ajudar os haitianos nesse momento de desespero que eles estão enfrentando. Não se trata, numa situação como essa, de adotar uma atitude nacionalisteira ou provinciana. A ajuda ao Haiti é uma questão humanitária, não política (daí minha crítica ao governo Lula). O meu, o seu, o nosso suado dinheirinho também é para isso, queira ou não o leitor. E eu, você, nós temos, sim, responsabilidade pelo que acontece lá fora, com o restante da humanidade. Ou vai dizer o distinto leitor que o povo do Haiti, ou ele próprio, não fazem parte do gênero humano?
.
Sei que corro o risco de parecer piegas, mas a verdade é que o que acontece no Haiti me diz respeito, sim. Tanto quanto o que acontece em Darfur, no Brasil, na Venezuela, em Cuba, no Irã ou na Coréia do Norte. É esse, aliás, um dos pontos que me separam dos que estão no governo no Brasil atualmente: para eles, questões como democracia e direitos humanos, ou, como no caso haitiano, o socorro às vítimas de um terremoto num país miserável, não são valores universais por si mesmos; são, no máximo, peças de troca no tabuleiro geopolítico mundial. Acredito, ao contrário, que a vida humana, seja onde for, é sagrada, e que é preciso defendê-la. Chamem isso como quiserem; para mim, é um IMPERATIVO MORAL.
.
Se "o meu, o seu suado dinheiro" etc. não serve também para ajudar quem dele precisa, num momento de extrema necessidade como um desastre natural, então para que serve? O fato de a tragédia no Haiti estar sendo usada politicamente pelo governo Lula e sua diplomacia aloprada não nos deve fazer fechar os olhos para o sofrimento alheio. É exatamente o contrário: justamente por isso, é que é preciso denunciar a manipulação política da tragédia haitiana. É mais uma indignidade de Lula e sua turma.

Um comentário:

Anônimo disse...

Desde o primeiro momento a atitude foi uma vitrine, que interesse teriamos em coordenar a missao de paz senão conseguir uma cadeira permanente no conselho de segurança da ONU, sou consciente disso mas eles ( os haitianos ) prescisavam disso ( da missão de paz ), é como agora todo mundo dando declarações de impacto e mandando dinheiro.

Vi uma cena ridicula dias atras, uma celebridade americana dizendo na televisão que os haitianos estavam em suas orações todos os dias, e os proximos shows teriam os seus devidos caches doados para a causa, o ato em si é bom, mas dizer isso ao povo haitiano que nem televisao tem, vestida em traje de gala na entrega de um premio é falso por demais....