quinta-feira, janeiro 27, 2011

AO CAÇADOR DE VÍRGULAS (OU: RESPOSTA A UM DESOCUPADO)


Um tal de Jota/RJ (é assim que ele se apresenta) encasquetou com as vírgulas em meus textos no blog. Ele acha isso mais importante do que a corrupção no governo dos petralhas ou o apoio deste às ditaduras mais sanguinárias do planeta. É... Cada um tem suas prioridades, não é mesmo?
.
É incrível como alguém ainda acha tempo para discutir esse tipo de coisa. Seria somente idiota, se o sujeito não mostrasse pelo idioma a mesma ignorância que jura ter detectado no blog. Aí é mais que cretino: é bucéfalo. Eis o que zurrou aqui esse gênio da raça:

Copy and paste?!!!!!!
É mais um intelectualerda aculturado. Deve ser do tipo que passou a chamar Pequim de Beiging.
Jesus, Maria, José!

O tal de Jota/RJ acha que sou um "intelectualerda aculturado". Gostei do neologismo, quase chega a ser engraçado. Suponho que seja uma mistura de "intelectual" com "lerda" (no feminino!). Ele pensa assim porque usei a expressão "copy and paste" em um texto. Pelo visto, trata-se de um purista, que se ofende com estrangeirismos (mesmo que venham colocados entre aspas, como manda a regra...). Deve ser do tipo que joga uma partida de "ludopédio" em vez de futebol, ou que usa o "rato" em vez do mouse do computador. Não duvido que fale "estadunidense" também...

Só uma dúvida: que cidade vem a ser "Beiging"? Conheço Beijing, com "j", também conhecida como Pequim, capital da China. "Beiging"? Não, nunca ouvi falar. É alguma onomatopéia?

Pedi ao Jota/RJ, já que ele se diz tão preocupado com a Inculta e Bela, um exemplo de algum texto meu em que houvesse uma vírgula fora do lugar. Aí ele veio com essa:

Será que é mesmo necessário comentar a pontuação da frase a seguir?
"Sabem como é: em nome da "liberdade de expressão", vale tudo, até mandar a Lei para as cucuias."
"Vale tudo" é aposto????????????????????????????????????
Tenho mais o que fazer, embora não negue que seria uma diversão detalhar todos os erros que você comete. Mas para isso precisaria de tempo, muito tempo.

Ai, ai... (longo suspiro). Vamos lá, de volta à escolinha.

Segundo as gramáticas mais abalizadas, aposto é uma palavra que se relaciona com o termo anterior com a finalidade de esclarecer, explicar ou detalhar melhor esse termo. Alguns exemplos:

"O caçador de vírgulas, leitor que entrou no blog para tumultuar, finge que entende de gramática". (Aposto do tipo explicativo - explica o sujeito.)

"O leitor pertence à categoria dos energúmenos, inimiga de blogs que não seguem a manada". (Aposto do tipo especificador - especifica o sujeito.)

"O que falta aos petralhas são os seguintes predicados: bom senso, inteligência, honestidade e decência". (Aposto do tipo enumerador - enumera termos referidos anteriormente.)

"Burrice, estupidez, ignorância, ressentimento, malícia: são características dos petralhas". (Aposto do tipo resumidor - resume o termo anterior.)

Não é preciso ser PhD em Letras para perceber que nada do que está aí em cima tem qualquer relação com a frase "em nome da 'liberdade de expressão', vale tudo, até mandar a Lei para as cucuias". Na frase, a expressão "vale tudo" cumpre qualquer outra função, menos a de aposto. Ela não explica, nem especifica, nem resume, nem enumera o que vem antes dela. Trata-se tão-somente de uma expressão linguística, separada por vírgula por uma questão de ritmo.

A frase poderia ser escrita sem vírgula? Poderia, mas isso não alteraria em absolutamente nada seu significado. Eu poderia ter escrito "em nome da liberdade de expressão vale tudo" e o sentido da frase permaneceria exatamente o mesmo. Do mesmo modo, poderia inverter os termos da oração, sem qualquer prejuízo para seu entendimento: "vale tudo em nome da liberdade de expressão" (aqui o uso da vírgula seria errado, pois a frase está na ordem direta). O uso da virgula, no primeiro caso (ordem inversa da frase), é opcional. Como, por exemplo, "Em nome da estupidez, Jota/RJ vê cabelo em ovo". Eu poderia omitir a vírgula e o sentido da frase seria o mesmo.

Ou, em gramatiquês: a regra diz que não se usa vírgula para separar termos que estão ligados diretamente, como sujeito e predicado. Em hipótese alguma se usa vírgula entre sujeito, verbo e complemento do verbo. Pois bem. Onde está o sujeito da oração?
.
(A propósito: na frase "Mas para isso precisaria de tempo, muito tempo", está faltando vírgula. Usa-se vírgula para isolar expressões exemplificativas, conformação e conjunções. Exemplo: "Gostaria muito de apontar mais erros do Jota/RJ. Mas, para isso, precisaria de tempo, muito tempo." - essa é a forma correta.)
.
Pronto! Mostrei que o Jota/RJ não sabe nada de vírgula. Agora espero ele me dar um exemplo de onde espanquei a gramática. Este não colou.

(Outro parêntese: digamos que eu seja completamente ignorante em pontuação, como afirma o Jota/RJ. Gostaria de saber em que isso mudaria uma vírgula - perdão pelo trocadilho - do que escrevi neste blog sobre o fato de o governo dos petralhas ser o mais corrupto e mentiroso da História do Brasil. Será que o homem-vírgula se dispõe a responder?)

Deixa pra lá. Aposto (verbo na primeira pessoa do singular do presente do indicativo) que o dito-cujo não tem mesmo nada melhor a fazer na vida. Do contrário, não se entregaria a esse papel ridículo de caçador de vírgulas em blogs alheios. Será que esses imbecis sabem que o Português é uma língua, não uma ciência exata?
.
Como dizia um velho professor meu: "Há dois tipos de ignorantes: os que sabem que o são e os que se julgam inteligentes. Para os primeiros existe cura". Preciso dizer em qual categoria o leitor acima se encaixa?
.
Quando é que essa turma vai parar de relinchar e de comer alfafa?
.
P.S.: Nem tinha acabado de escrever este post quando o ignorante soberbo cometeu outro comentário: "Enfim, um cara normal, (QUE VÍRGULA É ESSA, ANIMAL?) tentando manter a sanidade em um mundo de pessoas anormais." Mais uma vez, a mais completa e maiúscula ignorância sobre o uso da vírgula (plenamente facultativo, na frase em questão). Agora vem a melhor parte: sabem de onde ele tirou a frase entre aspas (as palavras em maiúsculas são dele)? Do meu perfil! Isso mesmo! Além de fingir saber o que é uma vírgula, o idiota não encontra nada melhor para me atingir do que fazer um "copy and paste" (opa!) do meu perfil do blog! Realmente, esse pessoal tem muita munição para gastar... atirando no próprio pé! Sem falar que a frase agora tem mais sentido do que nunca.

Um comentário:

jota/RJ disse...

Ganhei meu dia.
Uso de vírgula por questão de ritmo. E qual seria o ritmo, o meu ou o seu? Seria o ritmo da fala? O senhor é asmático, por isso tantas vírgulas?
Faça-me o favor.
Bem, pelo menos dei ao senhor alguma atenção. Seis anos de blog e impressionantes 13 seguidores. Deve ser triste.