quinta-feira, março 11, 2010

A PROPÓSITO DE REAÇÕES EXAGERADAS

Alguém escreveu que minhas reações a alguns leitores são "exageradas". Não são, não. Basta comparar minhas respostas ao que dizem alguns comentários para verificar que não há exagero nenhum de minha parte, nem nos argumentos, nem na linguagem. Não há como exagerar a repulsa ao totalitarismo e à barbárie. Por mais veemente que eu seja ao rechaçá-los, ainda será pouco diante da enormidade que é o culto à servidão. Na verdade, acho até que sou bastante suave com quem defende essa tara, essa aberração.
.
Além do mais, polidez excessiva é sinal de hipocrisia ou de auto-censura politicamente correta. E, como eu já disse, se a linguagem não foi inventada para se dizer o que é preciso dizer, para que serve então?
.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou eu novamente, o "massinha 1".

"se a linguagem não foi inventada para se dizer o que é preciso dizer, para que serve então?"

É justamente nesse ponto que você deve refletir. Quem faz "militância de guerrilha", com linguagem desagregadora, são justamente os leitores dos livros listados numa postagem anterior. E se não aceitamos esse comportamento, devemos então apresentar uma postura diferente.

um abraço,

Anônimo disse...

Saudações!

Falando em servidão, li dois textos muito bons postados no blog do R. Azevedo, que tocam no tema: "LULA VOLTA A ATACAR A IMPRENSA EM CONFERÊNCIA DE CULTURA, QUE TAMBÉM DEFENDE FORMAS DE… CENSURA!!!" e "REPUDIAMOS TODAS AS SERVIDÕES! INCLUSIVE A SERVIDÃO AO “PARTIDO”". Ambos com acidez e humor muito bem dosados.

Por aqui, encontram-se bons textos também. Assim que der vou lendo mais.