sexta-feira, dezembro 11, 2009

DUAS PERGUNTINHAS AOS "IMPARCIAIS" QUE ACHAM QUE A CORRUPÇÃO DE LADO A LADO "ZERA O JOGO"

Outro dia respondi aqui a um engraçadinho que me perguntou se eu não ia falar também da "corrupção da direita". Muito bem: faço-o agora, mesmo sem saber ao certo o que o referido entende por "direita" (o DEM? o PSDB?). Não porque eu aceite ser pautado pelos petralhas (o que, ao que parece, era a intenção do dito-cujo), mas porque o atual escândalo que envolve diretamente o governador do DF, José Roberto Arruda, traz algumas lições importantes.
.
Ao contrário do que podem estar pensando alguns, principalmente aqueles que acham que a corrupção alheia é uma espécie de álibi para mensalões petistas e aloprados, estou acompanhando com atenção as notícias sobre o tal "mensalão do DEM" no DF. Também ao contrário do que estes pensam, não tenho a menor intenção de defender Arruda e os outros envolvidos no caso. Pelo contrário: quero mais é que Arruda se dane, que perca o cargo e que os demais acusados sejam punidos conforme a lei. É justamente por isso que não posso aceitar uma manipulação grosseira que os petistas, essas vestais da ética e dos bons costumes políticos, estão fazendo do caso.
.
A questão é: a corrupção do DEM, ou de que quem quer que seja, "zera o jogo" em 2010? Melhor dizendo: a ladroagem de um torna justificável e invisível a do outro? Ou, como está em A Arte de Furtar, texto anônimo (e atualíssimo) do século XVIII: devemos aceitar que haja ladrões que roubam e são enforcados, e ladrões que roubam e enforcam?
.
A resposta, pelo menos para qualquer pessoa que ainda tenha um mínimo de decência, é, claro, um NÃO bem rotundo. Mas, desgraçadamente, não é assim que pensam muitos. Vejamos:
.
- Não bastou uma semana após a divulgação das imagens de corrupção na TV para que estourassem protestos e manifestações indignadas de estudantes pedindo o impeachment de Arruda e a punição dos culpados. "Fora Arruda" já virou um bordão. Pois bem. Não vi nada parecido em 2005, quando estourou o escândalo do mensalão do PT - muto maior, em dimensão e gravidade, a qualquer coisa que veio antes ou depois. Não me recordo de ter visto ninguém com um cartaz escrito "Fora Lula", por exemplo, nem gente invadindo a Câmara dos Deputados, nem cargas de cavalaria contra manifestantes. Pelo contrário: lembro bem de uma passeata da UNE, a qual presenciei de meu local de trabalho, contra a corrupção e a favor de... Lula! Pergunto: POR QUE OS QUE AGORA SAEM ÀS RUAS PARA PEDIR O IMPEACHMENT DE ARRUDA POR CAUSA DO MENSALÃO DO DF SE NEGARAM A SAIR ÀS RUAS PARA PEDIR O IMPEACHMENT DE LULA POR CAUSA DO MENSALÃO PETISTA?
.
- Ontem, Arruda anunciou que não faz mais parte das fileiras do DEM, e que não irá se candidatar no ano que vem. E quanto a José Dirceu, José Genoíno, Delúbio Soares, Sílvio Pereira, Luis Gushiken, Paulo Okamoto... foram desfiliados do PT? O DEM exigiu desde o início, e conseguiu, a saída de Arruda dos quadros do partido. Pergunto: E O PT, QUANDO FARÁ O MESMO COM SEUS MENSALEIROS E ALOPRADOS?
.
Li que um dos deputados distritais do DF mais atuantes pelo impeachment de Arruda, um tal de Paulo Tadeu, compareceu um dia desses a uma confraternização num restaurante badalado de Brasília em homenagem a José Genoíno e a outros implicados no mensação petista de 2005. É assim que age esse pessoal: de dia, atacam e exigem a cabeça dos corruptos de outros partidos; à noite, trocam abraços e tomam uísque com os mensaleiros de sua própria grei.
.
Trocando em miúdos: para os petistas e seus cúmplices, a corrupção dos outros é uma coisa muito feia e merece toda punição; já a corrupção própria, não, porque é feita por uma boa causa, com a melhor das intenções... Se eu não fosse caridoso, eu diria que isso é malandragem e safadeza da pior espécie. Como sou caridoso, digo que é duplo padrão moral. De qualquer jeito, é uma baita de uma enganação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Este equivoco é presente em muitas manifestações culturais, desde o futebol até a política. Isso ocorre porque há aqueles que ainda pensam política apenas em nível de futebol. Como se só "meu time do coração" tivesse craques que merecem ganhar um campeonato. Imagino cada vez mais que a verdadeira corrupção não vem da política e sim do eleitorado.