quarta-feira, outubro 06, 2010

UMA BOA NOTÍCIA


Nem tudo nas eleições brasileiras são dilmas e tiriricas. Felizmente, há espaço também para boas notícias. Refiro-me não somente ao fato de que teremos segundo turno no pleito presidencial - o que significa, enfim, que haverá uma disputa política, o que já é uma derrota para a candidata oficialista e para os institutos de pesquisa com ela mancomunados -, mas a algo de que quase ninguém falou na imprensa nesses dias. Em meio a um oceano de mediocridade e abjeção, eis que surge alguém que, remando contra a maré, apresentou-se como o único candidato declaradamente de direita do Brasil.

O candidato em questão é o jovem Ricardo Salles, de São Paulo. Em anúncios em revistas e num site de um movimento que ajudou a criar, o Movimento Endireita Brasil - MEB (atenção: não confundir com o MEP de meninos conhecidos de certos presidentes...), Salles, candidato a deputado estadual, fez uma campanha baseada na defesa dos princípios elementares do liberalismo, como menos impostos e liberdade de imprensa - essas coisas terríveis, que só podem causar horror em qualquer pessoa de bem -, tendo conseguido uma expressiva votação, cerca de 22.300 votos (não sei se foi eleito). Trata-se, até onde eu sei, de algo inédito na política brasileira, dominada sabe-se-lá-desde-quando pelo unanimismo de esquerda, que transformou os próprios termos "direita" e "conservador" - categorias políticas muito mais sólidas e significativas do que "petista", por exemplo - em verdadeiros palavrões, em xingamentos indignos de serem proferidos em casas de família. Nem dei bola para o fato de ele ter-se lançado candidato por uma coligação que incluiu o PSDB e o DEM, dois partidos que de oposição e de direita nem o nome têm.

Já escrevi aqui que faz tempo não pertenço a nenhum movimento, e que considero a militância - qualquer militância - uma chatice. Por isso desconfio sempre de partidos políticos e de manifestos. Acredito que militar em algum partido ou movimento é algo que mata a liberdade individual, a saudável alienacão que permite ao indivíduo exercer plenamente sua personalidade, sem dar a mínima para rótulos e ideologias. O ser humano nasceu para ser livre, não para carregar bandeiras em comícios ou para desfilar, como dizia Nelson Rodrigues, como um dragão de penacho na parada de 7 de setembro. Mas não posso deixar de registrar com alegria esse fato, tão pouco usual no Brasil da palhaçada. Como o leitor poderá constatar em outros posts meus, a existência de candidatos de direita não é apenas um sopro de inteligência: é uma pré-condicão para qualquer democracia que se preze. Quem quer unanimidade que vá a Cuba ou à Coréia do Norte.

Bem-vindo, Ricardo Salles. Que seu exemplo frutifique, e que outros como você apareçam para arejar o ambiente e varrer de vez o mofo da vulgata marxistóide e politicamente correta que se apossou, há décadas, da vida politica e cultural brasileira. Já era hora de aparecer alguém com coragem de ter um discurso que destoa do da manada. Pode ser que não dê em nada. Pode ser que seja só um balão de ensaio. Só o tempo dirá. Mas já é um comeco.
.
Link para o site do Movimento Endireita Brasil: http://www.endireitabrasil.com.br/

Um comentário:

Anônimo disse...

Tendo seu texto como base eu posso concluir que DEM e PSDB representam a direita no Brasil, coisa que você negou em textos atrás.

Sendo assim é por isto que não aqui neste blog uma unica crítica ao DEM, ao PSDB e qualquer outro partido que representa a direita brasileira.

Com base nisto não posso dar crédito a alguém que escreve de forma tão parcial e tão leviana, seu blog é apenas um pasquim contra Lula e o PT, apenas isso , nada mais.

Por que você não muda o nome do seu blog para anti-lula ou anti-pt ou até mesmo pró-direita, pro-elite.