quarta-feira, junho 02, 2010

PERGUNTE QUE EU RESPONDO

Uma das coisas chatas de ter um blog como este é ter que ensinar o bê-a-bá a quem não consegue se equilibar sobre os dois membros inferiores. Mas vamos lá, não custa nada tentar retirar alguém das trevas. Além de ser um serviço público, chega a ser divertido.
.
Um leitor anônimo me escreve indignado. Ele está chateado porque, no meu primeiro post sobre o "ataque" das forças israelenses ao "comboio humanitário" da tal "ONG" turca ligada ao Hamas (!!!), eu falei da brasileira Iara Lee, que estava num dos barcos, e deixei claro o que penso de quem se mete numa provocação antiisraelense armada por quem quer aniquilar Israel: ela está do lado errado. Aí o dito-cujo disse:
.
Lado errado ??, quem matou o unico presidente que teve coragem para criar um estado palestino de uma vez por todas e acabar com o conflito( Yitzhak Rabin), o Hamas ???
.
Quem impôs uma política de ascentamento que praticamente despejou os moradores de uma região para fundar um país ( Israel ).
.
Quem transformou o territorio palestino em um grande campo de refugiados??
.
o único lado errado a meu ver é o que você tão vêementemente defende com sua tese que a nimguém convence.
.
GUSTAVO RESPONDE:
1 - Quem matou Yitzhak Rabin, em 1995, foi um extremista judeu, Yigal Amir. Sim, há fanáticos e extremistas de ambos os lados, jamais neguei isso. A diferença é que os extremistas estão no poder em Gaza, não em Israel. Alguma dúvida quanto a isso?
.
Para ficar mais claro: Amir agiu de forma isolada. Era um louco solitário, e não representava nenhuma política oficial, de Estado (pelo contrário: agiu porque não aceitou a política oficial israelense). Pode-se dizer o mesmo do Hamas ou do Hezbollah? (Estes têm até "ONG humanitária" a seu serviço...) Aliás, como foi mesmo que o Hamas e o Hezbollah encararam os acordos de Oslo, em 1993? Ficaram a favor da paz entre palestinos e israelenses?
.
Por falar em líderes assassinados por quererem a paz, é bom lembrar o caso de Anuar Sadat, presidente do Egito. Ele foi o primeiro líder árabe a ter a coragem de reconhecer o direito de Israel existir e assinar um acordo de paz com os israelenses, em 1979. Quem o matou? O Mossad?
.
2 - Quem "impôs uma política de ascentamento [sic] que praticamente expulsou os moradores de uma região para fundar um país" foi a ONU, em 1947. É a ela que deve ser dirigida sua súplica.
.
3 - Quem "transformou a Palestina em um grande campo de refugiados"? Novamente, a crítica está sendo dirigida ao alvo errado. Se quer mesmo saber, vá estudar e procure averiguar o que os Estados árabes vizinhos a Israel, como o Egito, fizeram pelo bem-estar da população palestina.
.
É isso. Mais um parvo que ajudei a retirar das sombras da ignorância. Ou não. Mas aí já não posso fazer mais nada. Diante de quem não quer abrir os olhos, não há colírio que dê jeito.
.
Então, ainda há alguma dúvida sobre qual é o lado errado na questão?
.

Nenhum comentário: