terça-feira, junho 01, 2010

PERGUNTAS RESPONDIDAS E NÃO-RESPONDIDAS

"Carlão" escreve. Eu respondo. E aproveito para reiterar perguntas que permanecem - e, pelo visto, permanecerão - sem resposta.
.
Pergunta que não quer calar... De que adianta você devolver um território a um povo se continua a controlar seu espaço aéreo e marítimo? Israel devolve a Faixa de Gaza aos palestinos, mas controla o acesso a esta, ou seja, Israel ainda tem o controle do local. Que tipo de povo gostaria de ter seu território controlado e vigiado por outro país/povo?
.
A verdade é que um soldado israelense odeia tanto um palestino quanto o Hamas odeia Israel. E se um soldado israelense tiver a chance de matar algum palestino ou aliado, vai fazê-lo sem piedade!
.
***
Vamos lá, "Carlão". Vou tentar responder de um jeito que você possa entender. Preste atenção.
.
Pergunta: Por que Israel controla o espaço aéreo e marítimo da Faixa de Gaza?
Resposta: Porque Gaza é controlada pelo Hamas, que a usa como base para atacar Israel (aliás, o Egito também mantém um bloqueio a Gaza, mas ninguém parece muito preocupado com isso).
.
Pergunta: Que tipo de povo gostaria de ter seu território controlado e vigiado por outro país etc.?
Resposta: Nenhum. Do mesmo jeito que nenhum povo, creio eu, abdicaria de seu direito de se defender de quem jurou aniquilá-lo. Entao, não basta devolver territórios, é preciso cometer suicídio? Imagine o que o Hamas faria se os israelenses baixassem a guarda e retirassem o bloqueio a Gaza...
.
Pergunta: Que tipo de povo aceitou retirar-se totalmente, de forma unilateral e sem pedir nada em troca, de um território controlado por quem jurou varrê-lo do mapa, e desde então só viu os ataques contra si aumentarem, o que mostra que seus inimigos não vão parar até exterminar a todos, homens, mulheres e crianças?
Resposta: Israel.
.
Pergunta: Quem luta há mais de sessenta anos contra inimigos que querem provocar um banho de sangue sem escalas, só sobrevivendo devido à própria tenacidade e sofrendo a hostilidade de grande parte do mundo, e que ainda por cima é a única democracia do Oriente Médio?
Resposta: Israel.

Pergunta: Quem se recusa a reconhecer o direito de um povo existir como Estado e jurou exterminar sua população, contando inclusive com o apoio de "ONGs" como a turca IHH?

Resposta: O Hamas, o Hezbollah, a Jihad islâmica, o Irã, a Al-Qaeda...

E por aí vai. Então, respondi suas perguntas?
.
Entendeu agora por que existe o bloqueio israelense a Gaza? Entendeu por que Israel não poderia permitir que a flotilha da tal "ONG" turca, na verdade uma provocação, furasse o bloqueio? Entendeu por que a onda toda contra Israel não passa de ódio antissemita disfarçado (ou nem isso)?
.
Agora, vamos à frase final do Carlão. Vou analisá-la com carinho.

Digamos que o soldado Jacob odeia os palestinos tanto quanto o militante do Hamas Ahmed odeia Israel. Vamos admitir, por um momento, que isso seja verdade. É provável que, entre 100 mil soldados das Forças de Defesa de Israel, haja um ou outro que tenha idéias genocidas, assim como deve haver psicopatas e genocidas em potencial no Exército brasileiro. O que isso prova em relação à política do Estado de Israel?

Já no caso do Hamas, não se pode falar em psicopatas isolados, em este ou aquele indivíduo com problemas psiquiátricos. Trata-se de uma organização, um movimento, que tem na destruição total de Israel e no massacre de seu povo uma questão de honra, uma bandeira de luta. Mais uma vez: o que isso tem a ver com a política de Israel em relação aos palestinos?

"Carlão" afirma que, se um soldado israelense tiver a chance de matar palestinos, o fará com certeza. Pois bem: soldados israelenses têm a chance de matar palestinos - na verdade, de promover um massacre - todos os dias. Por que não o fazem? Os soldados israelenses tiveram a chance de matar todos os setecentos e tantos ativistas da "ONG" pró-Hamas nos navios que interceptaram. Poderiam ter metralhado todos a partir dos helicópteros. Em vez disso, primeiro alertaram os barcos e, como mostram os videos, desceram com cordas e só dispararam depois que foram atacados, tendo dois deles inclusive sido feridos a tiros. Se os israelenses odeiam tanto os palestinos quanto o Hamas odeia os judeus, por que, em vez de dez, não houve, sei lá, uns 700 mortos?

Acredita mesmo que a violência de Israel e do Hamas se equivalem, e que são todos genocidas? Então imagine se os terroristas do Hamas tivessem a chance de matar todos os israelenses. Tem alguma dúvida do que eles fariam?

Acho que fui suficientemente claro. Mais que isso, só desenhando.

Pode-se criticar Israel. Pode-se, inclusive, questionar o bloqueio a Gaza, assim como o muro na Cisjordânia, com honestidade e inteligência. Muitos no próprio governo e na imprensa israelenses fazem isso. Mas, para que tal ocorra, é preciso reconhecer um fato fundamental, que não vi ninguém até agora lembrar no caso do incidente com a tal "ONG" turca: Israel é um Estado ameaçado de destruição, e os que juraram destruí-lo estão no poder na Faixa de Gaza. Ao interceptar a flotilha e impedir que esta furasse o bloqueio, o país estava se defendendo. Ignorar esse fato é o mesmo que assinar embaixo do terrorismo do Hamas. É justificar a barbárie.

Já respondi as perguntas de alguém que não gosta de Israel. Agora, volto às perguntas que não querem calar, e que ninguém até agora se dignou a responder:

- Furar um bloqueio militar, ainda mais para dar "ajuda humanitária" a uma região controlada por um grupo terrorista e genocida, é uma "ação pacífica"?

- Se uma ONG de defesa dos direitos humanos resolvesse organizar um comboio de ajuda humanitária ao povo do Irã, ou de Cuba, ou da Coréia do Norte, o que aconteceria? Quando algum desses governos impedisse a ONG de fazê-lo, o clamor mundial seria o mesmo?

- Por que a "flotilha da liberdade" não tentou furar o bloqueio à Faixa de Gaza pelo lado egípcio?

Quem se habilita?

Um comentário:

Carlão disse...

Ok, ok! Pra começo de conversa você toma a parte pelo todo. Fala como se todo palestino apoiasse a política do Hamas e ao invés de querer paz e dignidade, quisesse destruir Israel e promover uma "guerra sangrenta destruindo todos os israelenses", como você mesmo disse. No entanto, não me parece que todo palestino apoie a violência promovida pelo Hamas, assim como não me parece que todo israelense seja a favor do bloqueio promovido pelo governo de Israel. Ilustremos tal fato com uma imagem contrária a situação.

Imagine que um judeu more numa simples casa. Chega um palestino bem forte e arranca o judeu de casa e passa a morar na casa. Anos mais tarde, o palestino devolve a casa ao judeu, mas diz que este não deve mais sair da casa e que todo o acesso a esta será pelo palestino controlado, não podendo o judeu fazer nada que deseje sem a concordância do palestino. O que você se fosse o judeu faria? Ficaria parado sem nada fazer? Atacaria o palestino? Chamaria um amigo mais forte pra espancar o palestino? Ou qualquer outra coisa?

Agora transportemos a imagem para o real. A casa é a Faixa de Gaza, quem mora nela é o povo judeu sem ter um Estado consolidado e no lugar do Estado de Israel existe um Estado Palestino que devolveu a Faixa de Gaza ao povo judeu ao mesmo tempo que controla o acesso a esta.

Todos os papéis estão trocados no exemplo dado. Minha pergunta é se neste caso você apoiaria o bloqueio palestino aos israelenses ou defenderia o povo judeu que tanto já sofreu nesta vida.