quarta-feira, agosto 20, 2008

SOCIALISMO E DEGRADAÇÃO


Segue texto do blog "Generación Y", de Yoani Sánchez. Impecável. Para quem ainda tem ilusões na socialismo cubano - ou norte-coreano, ou chinês - ou acredita na possibilidade de "isenção" entre o fuzil e o peito, a corda e o pescoço. Um retrato de como o totalitarismo leva ao cinismo e à degradação humana.

A CORRUPÇÃO DA SOBREVIVÊNCIA

Tem 28 anos e trabalha na piscina de um hotel, porque seu padrasto lhe comprou um emprego no turismo. Seu domínio do inglês é sofrível, mas com os dois mil pesos conversíveis que pagou ao administrador, não foi necessário fazer a prova de idiomas. Mais da metade das garrafas de rum e coca-cola que vende no snackbar ele mesmo comprou a preço de mercado minorista. Os colegas o ensinaram a priorizar a venda de sua "mercadoria" por cima do que o Estado destina aos turistas. Graças a esse truque, embolsa em cada turno de trabalho o que ganharia um neurocirurgião em um mês.

Seu ritmo de gastos se apóia nos lucros ilegais, então trata de cumprir e não desentoar no plano da "incondicionalidade ideológica". É um dos primeiros que chega quando convocam a uma marcha ou ao desfile do primeiro de maio. Entre suas roupas guarda, para quando faça falta, um pulóver alusivo aos cinco heróis, outro com o rosto de Che Guevara e um, intensamente vermelho, que diz "Batalha de Idéias". Se seu chefe tenta surpreendê-lo no desvio de recursos, veste uma dessas camisetas e a pressão diminui.

Com seus poucos anos, já compreendeu que não importa quantas vezes cruzas a linha da ilegalidade, sempre que te mantenhas aplaudindo. Umas consignas gritadas em um ato político, ou aquela vez que denunciou um "grupúsculo" contra-revolucionário, lhe ajudaram a conservar tão lucrativo emprego. Suas mãos, que hoje roubam, enganam os clientes e desviam mercadorias estatais, assinaram - há quase seis anos - uma emenda constitucional para que o sistema fosse "irreversível". Para ele, se lhe deixam continuar enchendo os bolsos, o socialismo bem poderia ser eterno.
.
(Tradução livre do espanhol pelo autor do blog)

Nenhum comentário: