sexta-feira, agosto 07, 2009

DIFAMANDO OLAVO DE CARVALHO

É uma velha regra, tão velha quanto as ideologias, que, quando aparece um intelectual que não se ajusta à maioria bem-pensante, e que passa a colocar irritantemente em dúvida os dogmas mais sagrados do pensamento hegemônico, ousando destoar do espírito de manada e pensar com a própria cabeça, esse intelectual está cometendo uma espécie de suicídio social, condenando-se ao isolamento e colecionando detratores e inimigos. Estes, diante de argumentos que não podem entender nem destruir, passam a usar, então, os mais antigos dos recursos retóricos: a calúnia e a difamação, mirando abaixo da cintura.
.
É precisamente isso o que ocorre, já há alguns anos, com o (palavras de seus inimigos) "franco-atirador" e "filósofo auto-nomeado" Olavo de Carvalho. Desde que, em 1996, ele teve a audácia de publicar um livro, O Imbecil Coletivo, no qual demole uma por uma as imposturas e vigarices intelectuais da intelligentsia (ou burritsia) esquerdista brasileira - na verdade, falar em intelligentsia e falar em esquerda no Brasil é falar praticamente da mesma coisa, sendo a expressão "intelectual esquerdista" quase um pleonasmo -, ele não fez mais do que colecionar inimigos e insultos lançados contra sua pessoa, "extremista de direita" sendo um dos mais comuns. Além disso, o estilo de Olavo de Carvalho, sem papas na língua, é algo que contribui, certamente, para sua má reputação entre os círculos esquerdistas e politicamente corretos, tendo-lhe granjeado o ódio, disfarçado de olímpico desprezo, de parte significativa da intelectualidade nacional. Esta, diante de uma figura assim tão esquisita, e impotente ante seus argumentos, não vê outra maneira de se livrar dele senão reduzi-los a uma coleção de frases soltas que, retiradas do contexto em que foram escritas, resultam completamente distorcidas e falseadas. Com isso, visam a expô-lo ao ridículo e apresentá-lo como uma espécie de maluco paranóico ou, como já se chegou a dizer dele, um agente de interesses econômicos e potências estrangeiras.
.
Assim, navegando aleatoriamente pela web, descobri a seguinte coleção de teorias, ou "pérolas", atribuídas a Olavo de Carvalho, que anda circulando em blogs há algum tempo. De início surpreendido ("como alguém pode afirmar tal absurdo?", é o primeiro pensamento que passa pela cabeça de quem lê as tais "pérolas"), resolvi tirar a prova e investigar, por minha conta, se aquilo que se diz de Olavo de Carvalho corresponde ou não aos fatos. Eis o que descobri (as "pérolas" vão em vermelho; os comentários são meus):
.
---
"Pérolas" de Olavo de Carvalho
.
Você sabia que…
.1) A ONU apóia o terrorismo?
OS FATOS: Não só apóia, como tem entre seus integrantes alguns dos piores terroristas e assassinos que já pisaram sobre a Terra. A menos que figuras como Omar Al-Bashir, Mahmoud Ahmadinejad, Muamar Kadafi, Fidel Castro e Vladimir Putin - entusiasticamente aplaudidos na Assembléia Geral da dita organização e absolvidos sistematicamente no Conselho de Direitos Humanos da ONU, ao contrário do que costuma acontecer com países como os EUA e Israel -, sejam líderes pacifistas e democratas. A ONU, infelizmente, mudou muito - para pior - desde que foi criada, em 1945, a ponto de ter-se tornado irreconhecível, hoje não sendo mais do que uma super-ONG e um valhacouto de tiranos e genocidas, além de uma tribuna para o antiamericanismo mais grosseiro e para o terceiromundismo mais demagógico. Não por acaso, já teve um ex-oficial nazista como seu Secretário-Geral (o austríaco Kurt Waldheim, de 1972 a 1981), serviu de palanque para Yasser Arafat quando este ainda jurava varrer Israel do mapa, em 1974, e até para Idi Amin, um dos mais caricatos tiranos africanos de todos os tempos. Hoje, a ONU tem como presidente de sua Assembléia Geral um ex-ministro do governo sandinista da Nicarágua nos anos 80, Miguel d'Escoto, e aplaude com entusiasmo quase orgasmático as diatribes antiamericanas de um Hugo Chávez. Sem falar na notória cumplicidade entre algumas de suas agências com o terrorismo do Hamas e do Hezbollah, como ficou demonstrado recentemente no episódio do ataque israelense a uma escola da ONU na Faixa de Gaza - que não existiu.
.
Da próxima vez que você ouvir alguém falando em multilateralismo, lembre desses fatos.

2) Há uma conspiração comunista global e o movimento gay é parte dela?
OS FATOS: Aqui é fácil constatar. A conspiração comunista global não é algo novo, nem muito menos fruto da imaginação delirante de alguns teóricos conspiracionistas de extrema direita. Trata-se de uma realidade desde pelo menos 1919, quando Lênin criou a Comintern, a Internacional Comunista, com a missão explícita e declarada de levar a revolução comunista ao mundo inteiro. Atualmente na América Latina, a conspiração comunista, acobertada por uma parte importante da mídia, atende pelo nome de Foro de São Paulo, foi criado em 1990 por Lula e por Fidel Castro e se reúne periodicamente desde então, já tendo levado ao poder governos pró-comunistas em pelo menos nove países latino-americanos.
.
Quanto ao movimento gay, sua vinculação com o comunismo internacional também não é nenhuma novidade: é algo sabido e notório desde, pelo menos, a década de 60, quando a New Left norte-americana e européia adotou a causa homossexual como uma de suas bandeiras, ao lado do feminismo, do ecologismo e do black power, para fazer ruir as bases do sistema capitalista e da civilização ocidental, de modo a impor em seu lugar a ditadura mundial do proletariado, apenas com outro nome.
.
3) A Lei da Inércia é falsa e Isaac Newton era burro?
OS FATOS: Aqui não falarei nada. Deixo que o próprio Olavo de Carvalho fale por si:
http://www.olavodecarvalho.org/semana/060615jb.html. Leiam e me digam se a frase acima corresponde ou não ao que ele pensa.
.
4) Há livros ensinando crianças a fazer sexo oral com elefantes?
OS FATOS: Não sei se os tais livros existem, nem se Olavo de Carvalho disse isso mesmo. Sei apenas que, sob o rótulo de "educação sexual", crianças de sete anos de idade estão sendo diariamente expostas em sala de aula a professores que as doutrinam sobre os benefícios do uso da camisinha, e que alguns até fazem questão de ensinar às crianças de forma bastante gráfica. Sei também que, segundo a pedagogia esquerdista, ensinar a transar com segurança e a não engravidar (ou, se engravidar, a abortar) já tomou o lugar das aulas de Ciências e de Biologia nas escolas públicas, e até nas particulares. Tudo em decorrência de uma visão ideológica herdada dos anos 60, segundo a qual o sexo era também uma arma revolucionária. Diante disso, não ficaria surpreso em ver uma cartilha da 1a série primária mostrando graficamente uma cena de felação entre uma criança e um paquiderme. Afinal, amar os animais também é politicamente correto, não é verdade?
.
5) O Brasil hoje é uma ditadura comunista?
OS FATOS: Não sei se é já uma ditadura comunista, mas que vivemos em uma espécie de ditadura mental de esquerda, isso não dá para negar. Basta ver o que acontece com qualquer pessoa, principalmente se for um político, intelectual ou artista de sucesso, que se declare, abertamente, anticomunista. Basta ver, por exemplo, a reação da intelligentsia tupiniquim aos escritos de Olavo de Carvalho.
.
6) A mídia apóia os gays para promover o controle populacional?
OS FATOS: Você já viu alguma matéria de jornal ou novela de TV que não mostre os gays como seres angelicais e superiores e como vítimas de preconceito e de um verdadeiro genocídio? Já viu alguém na mídia contestar as estatísticas, claramente falsas e manipuladas, apresentadas por ONGs gays, segundo as quais o Brasil seria um verdadeiro campo de extermínio de homossexuais? Já viu algum comentarista sério chamar a atenção para o fato de que muitos assassinatos de homossexuais são praticados por homossexuais? Já viu algum âncora de jornal ou colunista analisar criticamente a PEC 122/06, que ameaça instituir uma verdadeira polícia do pensamento no Brasil, criminalizando até mesmo uma piada de bar que possa ser considerada demonstração de "homofobia"? Não? Eu também não.
.
7) O marxismo nasceu do satanismo?
OS FATOS: Desconheço a história do satanismo, mas sei alguma coisa sobre o marxismo. Sei, principalmente, que foram os ensinamentos de Marx e Engels a base doutrinal para as tiranias mais genocidas e sanguinárias da História, produzindo criminosos seriais como Stálin, Mao Tsé-tung, Pol Pot e Fidel Castro, responsáveis por nada menos do que 100 milhões de mortos. Sei também que, comparado a esses números, o satanismo parece brincadeira de criança. Perto de Stálin e Mao, Satanás é uma freira.
.
8) Darwin é o pai do nazismo?
OS FATOS: Confesso que sei menos sobre Darwin e o darwinismo do que gostaria. Mas, como no exemplo anterior, conheço alguma coisa sobre o nazismo. Sei, por exemplo, que ele é herdeiro de teorias racistas e eugenistas do século XIX, que advogavam o extermínio das "raças inferiores" como forma de aprimoramento da humanidade, com base na seleção natural de Darwin. Se têm alguma dúvida, leiam o que Darwin escreveu a respeito:
.
"Em algum período futuro, não muito distante se medido em séculos, as raças civilizadas do homem vão certamente exterminar e substituir as raças selvagens em todo o mundo. Ao mesmo tempo, os macacos antropomorfos... serão sem dúvida exterminados. A distância entre o homem e seus parceiros inferiores será maior, pois mediará entre o homem num estado ainda mais civilizado, esperamos, do que o caucasiano, e algum macaco tão baixo quanto o babuíno, em vez de, como agora, entre o negro ou o australiano e o gorila."
.
Darwin também escreveu a seguinte "pérola":
.
“Entre os selvagens, os fracos de corpo ou mente são logo eliminados; e os sobreviventes geralmente exibem um vigoroso estado de saúde. Nós, civilizados, por nosso lado, fazemos o melhor que podemos para deter o processo de eliminação: construímos asilos para os imbecis, os aleijados e os doentes; instituímos leis para proteger os pobres; e nossos médicos empenham o máximo da sua habilidade para salvar a vida de cada um até o último momento... Assim os membros fracos da sociedade civilizada propagam a sua espécie. Ninguém que tenha observado a criação de animais domésticos porá em dúvida que isso deve ser altamente prejudicial à raça humana. É surpreendente ver o quão rapidamente a falta de cuidados, ou os cuidados erroneamente conduzidos, levam à degenerescência de uma raça doméstica; mas, exceto no caso do próprio ser humano, ninguém jamais foi ignorante ao ponto de permitir que seus piores animais se reproduzissem.”
.
Convenhamos: diante do que está escrito aí em cima, é difícil, senão impossível, negar a existência de uma vinculação entre o darwinismo e o nazismo, não acham?
.
9) A web foi criada para combater o ateísmo?
OS FATOS: Provavelmente, quem formulou essa frase está se referindo ao fato de que a web surgiu como uma ferramenta essencialmente de uso militar, como parte de um programa de pesquisa científica bancado pelo Pentágono, em 1969. Sendo os EUA, pelo menos à época, o maior bastião mundial na luta contra o comunismo, e sendo o ateísmo um dos fundamentos do comunismo, imagino que a frase seja um caso exemplar de questão retirada de seu contexto. Como todas as demais, diga-se.
.
10) O ser humano não precisa de cérebro pra viver?
OS FATOS: O mesmo nesse caso. Jamais vi Olavo de Carvalho, ou qualquer outro ser pensante, afirmar algo semelhante ao que está na frase aí em cima. Lembro, isso sim, de vê-lo se opondo com veemência, de acordo com sua crença cristã, ao aborto de fetos anencéfalos com argumentos morais e filosóficos. Como, aliás, já o vi declarando-se abertamente contrário ao aborto por uma questão de princípio. Imagino que é a respeito disso que trata a frase retirada do contexto.
.
11) O nazismo e o FMI são de esquerda?OS FATOS: Sobre o nazismo, quem deixa claras suas raízes na esquerda não sou eu, é o próprio Adolf Hitler. Em 1939, falando ao escritor Hermann Rauschning em Hitler m'a dit, disse o führer:
.
"Não sou apenas o vencedor do marxismo, sou seu realizador. Aprendi muito com o marxismo e não pretendo escondê-lo. O que despertou interesse nos marxistas e me forneceu ensinamentos foram seus métodos. Eu, simplesmente, levei a sério o que essas mentes de pequenos comerciantes e secretárias haviam vislumbrado timidamente. Todo o nacional-socialismo lá está contido. Veja bem: os grêmios operários de ginástica, as células empreendedoras, os desfiles monumentais, os folhetos de propaganda redigidos em linguagem de fácil compreensão pelas massas. Esses novos métodos de luta política foram praticamente inventados pelos marxistas. Eu só precisei me apoderar deles e desenvolvê-los para conseguir assim os instrumentos de que necessitávamos."
.
O fundador e principal líder do nacional-socialismo afirmou ainda o seguinte:
.
"Eu aprendi muito com o Marxismo, como não hesito em admitir. A diferença entre eles e eu é que eu tenho posto em prática o que esses 'revolucionários teóricos' têm começado timidamente. Eu tive apenas de concluir logicamente que a Social-Democracia falhou repetidamente devido à sua tentativa de realizar a evolução dentro da estrutura democrática. O Nacional-Socialismo é o que o Marxismo poderia ter sido se ele tivesse quebrado suas ligações absurdas e artificiais com a ordem democrática."
.
Sobre o comunismo, Hitler disse ainda:
.
"Há mais do que nos une ao Bolchevismo do que nos separa dele. Há, acima de tudo, um sentimento genuinamente revolucionário, que está vivo em todo o lugar na Rússia. Eu sempre considerei essa circunstância, e dei ordens para que ex-Comunistas sejam admitidos no Partido imediatamente. A pequena burguesia Social-Democrata e os sindicalistas nunca serão um Nacional-Socialista, mas o Comunista sempre será." - "The Ominous Parallels" (1982).
.
Tem mais (para quem ainda tem alguma dúvida):
.
"Nós somos socialistas, nós somos inimigos do atual sistema econômico capitalista para a exploração dos economicamente fracos, com seus salários injustos, com sua indecorosa avaliação do ser humano de acordo com a riqueza e a propriedade em vez de sua responsabilidade e desempenho, e nós estamos todos determinados a destruir esse sistema sob todas as condições." - Primeiro de Maio de 1927
..
Se as palavras do próprio führer reproduzidas acima não forem suficientes, recomendo dar uma olhada no clássico The Road to Serfdom (O Caminho da Servidão), de Friedrich Hayek, que tem um capítulo inteiro dedicado a esmiuçar as raízes socialistas do nazismo.
.
Quanto ao FMI, confesso que, por saber pouco de economia, faltam-me elementos para analisar mais profundamente a questão. Sei apenas que tal órgão é parte do complexo ONU (ver frase 1).
.
12) Bill Clinton era um agente de Pequim?
OS FATOS: Se Clinton é ou não agente da ditadura comunista de Pequim, é algo que não sei. Sei apenas que, quando esteve à frente do governo dos EUA, ele tudo fez para enfraquecer a segurança de seu país, mostrando-se incrivelmente condescendente com tiranos e ditadores, sobretudo os comunistas. Algo que é, aliás, parte do programa de seu partido, o Democrata, como demonstra o governo de seu correligionário, Barack Hussein Fidel Che Obama, recém-convertido ao bolivarianismo.
.
13) Os EUA entraram no Vietnã para perder?OS FATOS: Desde o momento em que o primeiro soldado norte-americano pôs os pés no Vietnã, em 1965, a mídia dos EUA e do mundo ocidental se coligou para minar o esforço de guerra do país e levar os EUA a uma derrota que foi política, e não militar. A Guerra do Vietnã foi perdida pelos EUA em casa, nas salas de estar dos lares americanos, onde a TV exibia diariamente imagens gráficas das atrocidades da guerra - sempre cometidas pelos cruéis e malvados marines, jamais pelos bravos e heróicos guerrilheiros vietcongues. As matérias diárias do New York Times e da CBS, mostrando em detalhes os corpos de soldados americanos mortos ou mutilados e os efeitos dos combates na população civil vietnamita, fizeram mais pelo resultado da guerra do que qualquer ofensiva militar planejada em Hanói. O resultado foi que milhares foram às ruas protestar contra o envolvimento dos EUA na guerra, esquecendo-se que do outro lado estava um inimigo que atacava um país soberano e não poupava meios para instalar nele um regime totalitário.
.
14) Há 40 milhões de comunistas no Brasil?
OS FATOS: Só 40 milhões? Se depender da USP, ou dos departamentos de filosofia e ciências sociais de TODAS as universidades no Brasil, há mais comunistas no Brasil do que em Havana ou Pequim.
.
15) Não há diferença genética entre humanos e chimpanzés na gestação?
OS FATOS: Ver a frase 10.
.
16) O empresariado nunca se organizou politicamente?
OS FATOS: Digam-me o nome de um partido, qualquer um, que congregue o pensamento do empresariado brasileiro com base nos preceitos liberais. O DEM? Estou falando de um autêntico partido liberal, comprometido com a democracia e com a economia de mercado, e não de uma legenda físiológica herdeira da ARENA. O PSDB? Mostrem-me uma organização realmente vinculada ao pensamento liberal e conservador das elites empresariais, e não uma sigla nascida na mesma incubadora esquerdista, a intelectualidade uspiana paulista, que gerou o PT. Alguma das dezenas de legendas de aluguel que pipocam por aí, e que hoje mamam nas tetas do Estado-mãe petista? Nada, absolutamente nada que existe no horizonte político brasileiro pode ser descrito como um partido "conservador" ou "de direita". O mesmo não pode ser dito dos partidos de esquerda e de extrema-esquerda, que existem aos montes, e que dominam há décadas o debate político - a ponto de fazer todos acreditarem que existe direita organizada no Brasil.
.
17) A ditadura foi branda e tinha eleições democráticas?
OS FATOS: "Ditabranda" foi a maneira como um importante jornal se referiu ao regime de 64 alguns meses atrás, o que provocou uma onda de indignação por parte da esquerda. Mesma esquerda que não mostra nenhum sinal de indignação diante de ditaduras nada brandas, como a de Cuba, por exemplo. A chamada ditadura militar brasileria matou 424 pessoas em 21 anos de existência, uma fração do que mataram outras ditaduras, inclusive a cubana, que mandou para o além quase 100 mil pessoas - e continua mandando, depois de 50 anos. E isso num ambiente de guerra interna, em que o terrorismo de esquerda fez cerca de 100 vítimas fatais. A repressão do regime de 64 se limitou às organizações que se opunham ao governo, não atingindo, em geral, o cidadão comum, nem interferindo em sua vida particular, como, por exemplo, na questão da liberdade religiosa. Havia eleições periódicas, com um partido da oposição - algo inexistente em Cuba. Além disso, o Congresso, mesmo mutilado, continuou existindo. A imprensa, mesmo censurada, esteve longe de ser tutelada, como ocorria nos países comunistas - os censores proibiam certas notícias, mas não pautavam as redações, como se tenta fazer hoje, em pleno regime democrático. Finalmente - e, o mais importante -, o regime autoritário-militar aceitou abrir-se gradualmente e entregar o poder aos civis. Será que o mesmo pode ser dito de ditaduras de esquerda como a cubana?
.
18) Che Guevara invadiu Angola 8 anos após a sua morte?
OS FATOS: Quase certamente mais um caso de confusão deliberada e proposital, destinada a desqualificar um autor que não reza pela cartilha esquerdista. Che Guevara, o conhecido assassino e torturador cubano-argentino, foi morto em 1967 na Bolívia. Os cubanos invadiram Angola em 1975. Fizeram-no como parte de uma estratégia global, destinada a projetar o poder da ilha caribenha em terras africanas. Che Guevara esteve na África tentando insuflar guerrilhas no Congo dez anos antes. A intervenção em Angola, assim, foi apresentada simbolicamente como o "retorno" de Che ao continente. Algo que a propaganda castrista não pára de repetir.
.
19) O PT é responsável pela morte de 50 mil pessoas por ano?
OS FATOS: As 50 mil pessoas a que a frase se refere correspondem ao número aproximado de assassinados, todos os anos, pelo crime organizado no Brasil. Número este que não teria sido alcançado, sem dúvida, se partidos como o PT não tivessem uma atitude cúmplice e condescendente com a criminalidade ("fruto da sociedade" ou "revolta social"). Desde a década de 30, a propaganda esquerdista alardeou o mito do bandido como uma vítima da sociedade capitalista e como uma espécie de Robin Hood ou vingador social, digno não de cadeia, mas de admiração. O resultado disso foi um relaxamento total no enfrentamento da criminalidade, que finalmente saiu do controle em lugares como São Paulo e Rio de Janeiro. O "seja marginal, seja herói" foi assumido como bandeira ideológica dos intelectuais de esquerda, muitos dos quais formaram o núcleo original do PT, tornando-se, a partir dos anos 80, um programa de governo. Sem falar no narcotráfico, para o qual a esquerda sempre manteve uma atitude entre covarde e benevolente, não vendo melhor maneira de enfrentá-lo do que alardeando os benefícios da liberalização da maconha. O atual governo brasileiro, que é do PT, não esconde sua simpatia ideológica por governos como o do cocalero Evo Morales na Bolívia e pelos narcoterroristas das FARC, os maiores produtores de cocaína do mundo, responsáveis pela maior parte do tráfico mundial. Inclusive, o PT e as FARC são parceiros no Foro de São Paulo - relação esta que foi Olavo de Carvalho o primeiro a denunciar. Não é preciso ser gênio para deduzir que o resultado lógico disso tudo são 50 mil cadáveres por ano.
.
20) O General Geisel era comunista?
OS FATOS: Provavelmente uma referência à política externa adotada pelo governo de Ernesto Geisel, conhecida como "pragmatismo responsável", e marcada por um forte antiamericanismo e terceiro-mundismo. Durante o governo Geisel (1974-1979), o Brasil estabeleceu relações diplomáticas com a China Comunista e foi o primeiro país a reconhecer o regime marxista de Angola. Geisel também se notabilizou por ser um dos presidentes mais estatistas que o Brasil já teve, em qualquer época: durante seu governo foram criadas inúmeras estatais, responsáveis pelo atraso econômico do Brasil em diversas áreas. Não por acaso, o governo de Luiz Inácio Lula da Silva o tem como paradigma e fonte de inspiração.
.
Como se vê, uma coisa é tentar refutar um argumento com contra-argumentos lógicos e coerentes; outra coisa, bem distinta, é simplismo grosseiro feito para denegrir e difamar. Em alguns casos, o que se diz de um autor fala mais de seus detratores do que dele mesmo. É esse exatamente o caso dos difamadores de Olavo de Carvalho.

4 comentários:

Augusto Araújo disse...

Cara, que incrível, meu pc nao travou quando entrei aqui no seu blog

sobre marxismo e satanismo há uma ligaçao sim, bem documentada

pesquise sobre o satanista Moses Hess, ele foi um mentor ou influenciador de Marx. Diz-se que Marx quando bêbado olhava para cima e dizia "Eu vou te tirar daí, eu vou te matar" , ou algo parecido

Tb há depoimentos de uma empregada q dizia q ele era muito religioso, q tinha um altar onde orava, com certeza nao seria para Deus

Acho q o artigo se chama "Marx era um satanista?", li no midia sem máscara tempos atrás, mas acho q há em outros sites

abs!

GRAVOSFERA disse...

Muito bom mesmo! É isso aí cara, eu assino embaixo, este escrito é nota 10.

flaliman disse...

Poxa, cadê o link para dar um like no Facebook!

flaliman disse...

Parabéns para o seu texto, acabei de salvar seu blog nos meu favoritos!