terça-feira, novembro 09, 2010

O ÚLTIMO REFÚGIO DO CANALHA JECA


Vejam a que ponto chegou o Brasil...

Uma idiota, que por acaso é paulista, escreveu umas frases cretinas insultando os nordestinos em seu Twitter. Gerou, com isso, uma avalanche de protestos e manifestações indignadas, e está sendo processada pela Justiça. Corre o risco de ser presa, por incitação à intolerância e ao racismo (não sei se, juridicamente, a coisa se enquadra no crime de racismo, mas vá lá: é uma estupidez do mesmo jeito). Será, provavelmente, condenada a alguma pena. Muito justo. A história deveria acabar aí, certo?

Errado, decidiram as pessoas maravilhosas e bem-pensantes que determinam o que e como todos devem pensar no Brasil. Alguém descobriu que, além de paulista, a infeliz é membro, ou fundadora, sei lá, de um troço chamado "Movimento São Paulo para os Paulistas", ou algo do gênero. É uma bobagem criada por uma meia dúzia de imbecis que não gostam de nordestinos e que trocam mensagens preconceituosas pela internet. Até aí, seria apenas mais uma manifestação de burrice explícita e de xenofobia, como milhares de outras semelhantes, ocorridas todos os dias na rede em sites como Orkut, Facebook ou MSN, certo?

Errado novamente. A coisa não renderia nota em jornal de cidade do interior, certamente não teria tido a repercussão que teve, se não fosse pelo que vem em seguida.

Acontece que a autora das frases contra nordestinos escreveu no Twitter, e reafirmou em entrevista à imprensa, que detesta os do Norte-Nordeste, entre outras coisas, porque é lá que se concentra o Bolsa-Cabresto, talvez o principal cabo eleitoral de Dilma Rousseff. Foi além, e disse - equivocadamente, aliás - que, se não fosse o voto dos cabeças-chatas a criatura de Lula não teria se elegido. Pior: a menina - horror, horror! - disse que votou em Serra...

Foi esse último detalhe - "ela votou em Serra" - o que fez toda a diferença no caso, e que detonou a associação automática: 1) Ela é paulista e detesta nordestinos. 2) Serra é paulista. 3) Ela votou em Serra. Conclusão: todos os eleitores de Serra são racistas... Pronto! Estava criado um caso político.

Se vc acha que o festival de baixaria e o jogo sujo que caracterizaram as eleições presidenciais acabou - e me refiro aqui não à campanha de Serra, mas á de Dilma Vana Rousseff -, é melhor pensar um pouco.

Se a jovem Mayara Petruso tivesse dito que votou em Dilma, ou que anulou o voto, ou que não votou, o assunto morreria ali, ou ganharia, no máximo, uma nota de pé de página, e logo seria esquecido. Mas ela votou em Serra! Aí é que está o escândalo, e não suas declarações infelizes, pensaram os lulo-petistas. Era a prova que faltava, concluíram, para mais uma campanha difamatória: ela odeia os nordestinos porque eles votaram em Dilma, não em Serra. Logo, votar em Serra, e não em Dilma, é sinal irrefutável de ódio contra os nordestinos! Muito lógico, não?

Pois por incrível que pareça - ou talvez não, pelo registro dos últimos oito anos -, houve quem caísse nessa armadilha. Houve quem (e não foram poucos!) mordesse a isca e passasse a exigir a fogueira para a autora das frases, não pelo conteúdo chauvinista e preconceituoso delas, mas porque - aí é que está a questão de fundo - ela se declarou serrista e paulista! E serrista e paulista é tudo anti-nordestino, sentenciaram os campeões da correção política. Em outras palavras, não basta execrar a jovem por suas declarações boçais e estúpidas. É preciso atiçar, açular a mesma divisão que a acusam de incentivar. Somente com o sinal invertido. É mais uma evidência de degeneração mental da Era da Mediocridade.

Acho uma besteira sem tamanho, uma cretinice, além do mais criminosa, essa tentativa de colocar o Brasil contra o Brasil com objetivos claramente políticos. Políticos e ideológicos. A divisão Norte-Sul que estão tentando impingir ao País usando o caso dessa menina como pretexto é filha da divisão rico-pobre, herdeira, por sua vez, da propaganda esquerdista, burguesia versus proletariado etc. É algo típico, mais especificamente, dos lulo-petistas, os mesmos que agora se dizem indignados com as palavras absurdas de Mayara. O preconceito regional, e mesmo de raça (sem falar na velha ladainha do tipo "luta de classes"), é uma constante no discurso e na propaganda lulo-petistas. Querem exemplos? Aí vão dois:

"A culpa da crise é de gente branca de olhos azuis" (Luiz Inácio Lula da Silva, sobre a crise econômica mundial, em 2008)

"Zé pedágio pensa que nordestinos são 'bestas' como os paulistas" (do "Blog da Dilma", ligado à campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, 2010)

Digam-me: qual a diferença entre as frases acima e as sandices vomitadas por Mayara no Twitter? A principal delas é que Mayara é uma menina de vinte e poucos anos, e despejou suas cretinices em seu microblog. Já Lula disse o que disse sobre brancos de olhos azuis na qualidade de presidente da República. E Dilma Rousseff, em cujo blog os paulistas foram chamados de "bestas", foi eleita para o mesmo cargo. Pergunto: onde estão os protestos e manifestações indignadas contra essas demonstrações tão claras e acabadas de RACISMO e PRECONCEITO contra os paulistas? Cadê o Ministério Público?

Por suas declarações ofensivas e (vá lá) "racistas", Mayara está sendo crucificada (chegaram inclusive a usar contra ela, como se isso tivesse alguma coisa a ver com o caso, o fato de ela ser filha de uma relação extraconjugal...). Quanto a Dilma e a Lula - aliás, um político paulista, embora nascido no Nordeste -, seguem lépidos e fagueiros, e são considerados por muitos líderes progressistas e tolerantes. Certamente, não pelo que está transcrito acima.

Se você pensou, ao ler o que está aí em cima, em duplo padrão moral, ou em como parte da imprensa se deixa pautar pelo esquerdismo bocó e pelo politicamente correto, prestando-se ao lamentável papel de caixa de ressonância das platitudes lulo-petistas, acertou em cheio.

Sou nordestino, como está na primeira frase de meu perfil neste blog, mas, francamente, se tem uma coisa que me dá náusea, enjôo e ânsia de vômito é a instrumentalização de bairrismos e preconceitos individuais - que são, repito, condenáveis, mas que não deixam de ser, faço questão de frisar, individuais - num cavalo de batalha para demonizar adversários políticos, e de quebra ainda colocar mais lenha na fogueira de preconceitos regionalistas. Já afirmei aqui e reafirmo: considero rivalidades regionais, ou o orgulho pelas próprias raízes, duas das piores manifestações de estupidez já criadas pelo ser humano. Há alguns anos, surgiu uma moda na minha cidade de estampar nos carros e camisetas o slogan "orgulho de ser nordestino". Achei aquilo de uma imbecilidade sem tamanho. Se, em vez de em Natal, eu tivesse nascido em, sei lá, Mato Grosso ou Santa Catarina, eu deveria sentir o quê? Vergonha?

Como disse, sou nordestino, mas nem por isso - aliás, exatamente por isso - aceito que esse detalhe seja brandido como uma categoria, uma condição definidora de caráter ou de personalidade: "o blogueiro nordestino" etc. Para mim, não há canalhas, ou pessoas honradas, "nordestinas", "paulistas", "gaúchas", "japonesas", "palmeirenses", "corintianas" ou mesmo "brasileiras": há canalhas e pessoas honradas, e ponto! O resto é invenção de quem quer jogar brasileiros contra brasileiros, em nome do politicamente correto e sob o pretexto - ironia das ironias - de combater o preconceito. Paradoxalmente, foi a partir da culpabilização ou da vitimização de grupos sociais por suas origens geográficas ou características fisicas que se gestaram alguns dos piores massacres da História.

Se tem algo que esse caso da twitteira que não gosta de nordestinos demonstra é que, no Brasil de Lula e Dilma, não é mais possível criticar os lulo-petistas - ou sequer não votar neles -, sem ser imediatamente rotulado de racista, fascista, nazista, machista, reacionário, membro da TFP ou da Ku Klux Klan. Mesmo se a crítica vier das hostes esquerdistas, como o PSDB, a chuva de epítetos desabonadores pela patrulha ideológica e pela imprensa amestrada será torrencial. Basta lembrar da torrente de insultos lançados contra José Serra por sua campanha ter ousado lembrar o que Dilma Rousseff dizia até ontem sobre a descriminalização do aborto ("reacionário" e "medieval" foram alguns dos mais leves). Se isso não é uma ditadura mental - no caso, esquerdista -, então, sinceramente, não sei o que é.

"O nacionalismo é o último refúgio dos canalhas", é a frase famosa de Samuel Johnson. No Brasil, por força e obra dos lulo-petistas, a frase merece ser adaptada, embora o significado continue o mesmo. O regionalismo é o último refúgio dos canalhas caipiras. Nunca fomos tão intolerantes. E tão jecas.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gustavo, você tão inteligente com um texto como este? Lula culpou os americanos pela crise, é mentira ? De quem foi a culpa ? onde se originou ?

A minha conterrânea paulista foi clara ao dizer " mate um nordestino", com toda a sua predileção pela direita vamos ponderar os fatos.

Eu sou paulistano e vejo o tempo todo piadinhas e ofensas a nordestinos, se você nunca ouviu sendo nordestino sinceramente você não vive no Brasil, já ouvi várias críticas a Marina Silva pelo fato de ela usar " batom de beterraba", " colar de aborígenes " entre outras coisas, há sim um preconceito contra o nordestino e isso deve sim ser iníbido, e parte do eleitorado do PSDB e DEM são em sua maioria preconceituosos e racistas sim, é fato.