quinta-feira, novembro 18, 2010

AINDA SOBRE OS CANALHAS CAIPIRAS


De vez em quando aparece uma mensagem de alguém que amigavelmente discorda de algo que eu disse. E que apenas me dá mais motivos para pensar como eu penso. É esse o caso do leitor anônimo que escreveu o seguinte sobre meu texto "O ÚLTIMO REFÚGIO DO CANALHA JECA":

Gustavo, você tão inteligente com um texto como este? Lula culpou os americanos pela crise, é mentira ? De quem foi a culpa ? onde se originou ?

A minha conterrânea paulista foi clara ao dizer " mate um nordestino", com toda a sua predileção pela direita vamos ponderar os fatos.

Eu sou paulistano e vejo o tempo todo piadinhas e ofensas a nordestinos, se você nunca ouviu sendo nordestino sinceramente você não vive no Brasil, já ouvi várias críticas a Marina Silva pelo fato de ela usar " batom de beterraba", " colar de aborígenes " entre outras coisas, há sim um preconceito contra o nordestino e isso deve sim ser iníbido, e parte do eleitorado do PSDB e DEM são em sua maioria preconceituosos e racistas sim, é fato.

Antes de mais nada: obrigado pelo inteligente. Da minha parte, me contento em ser lúcido (hehe...). Mas OK, vamos ponderar os fatos.

Primeiro, o Apedeuta não culpou "os americanos" (ou, em lulês: uzamericânu) pela crise. Culpou os "brancos de olhos azuis" (uzbrancudiôioazú). Se isso não e racismo, expliquem-me por favor o que é.

Segundo, deixei claro o que acho das declarações idiotas da menina em questão (que, aliás, sumiu do noticiário tão rápido quanto apareceu... estranho, não?). Ela foi cretina e, vá lá, racista. Agora, o que isso tem a ver com "predileção pela direita"?

Não discuto que haja preconceito, e até mesmo racismo, contra nordestinos. É claro que há! Aliás, em meu texto não digo uma palavra negando que isso exista, muito pelo contrário. Mas a questão não é essa. É que tentaram – continuam tentando, pelo visto – usar o caso da “anti-nordestino que votou em Serra” como um cavalo de batalha para atingir os que votaram nele, mesmo depois das eleições (ou seja: não basta vencer a eleição: é preciso celebrar a derrota do outro, é preciso jogar lama no adversário, destruí-lo). Essa é uma conduta, no minimo, anti-democrática.

Em outras palavras: o que se quis, com o caso dessa menina idiota, não foi denunciar o preconceito anti-nordestino - que, sim, existe! -, mas colá-lo num candidato, que era o adversário de Dilma e do PT. Foi transmitir a mensagem: "eles são racistas; quem vota neles é racista". Ou: “votar em Serra é coisa de quem odeia nordestinos”. Francamente...

Houve, entre os milhões que votaram em Serra, gente que não gosta de nordestinos, e inclusive racistas? Certamente que sim. Do mesmo jeito que do lado da campanha de Dilma. Serra venceu em estados como Acre (de Marina Silva) e Roraima. Então os acreanos e roraimenses são racistas e anti-nordestinos?

Façamos assim, para sermos justos: digamos que todos os eleitores de Serra, ou mesmo aqueles que não votaram nele mas torceram o nariz para o frankenstein eleitoral de Lula, sejam reacionários quatrocentões preconceituosos e inimigos de nordestinos. Posso até aceitar isso, com uma condição: que Dilma Rousseff, em cujo blog os paulistas foram chamados de "bestas", e Lula, que volta e meia chama os negros de "crioulos", sejam enquadrados na mesma categoria de racistas. Será que a patrulha politicamente correta topa a comparação?

Fui claro?

Um comentário:

João Ferreira disse...

Gustavo, parabéns pelo texto, e principalmente pelo blog.

Infelizmente "a imprensa" caiu em cima dessa "notícia" devido ao barulho provocado por quem tinha interesse em aproveitar as palavras daquela infeliz, sem se preocupar com as questões ali envolvidas.

E a caça as bruxas continua.. Agora eleitor do Serra não gosta de pobre:

Estão divulgando no YT uma matéria da TV Record,onde editaram os comentários de Luiz Carlos Prates, e colocaram o título de "Ódio aos pobres na Globo".

A PeTralhada agora esta fazendo a festa no twitter. Quem votou no Serra não gosta de nordestino, pobre, é preconceituoso e racistas:

"Paulosta: Este Luiz Carlos Prates é o legítimo eleitor de Serra. Quantos colegas meus eu vi com o mesmo discurso preconceituoso para defender seu voto"

"http://youtu.be/wXqvQHXlIbA E aí me perguntam porque eu tenho NOJO deste povinho. E infelizmente SC é isto, a RBS elegeu o DEMo. Olha ai!"

"http://youtu.be/wXqvQHXlIbA É uma pena que nem com um video destes eles abram seus olhos para o que fazem com seus votos e a quem ouvem."

E muitas outras "twitadas" tão preconceituosas quanto.

E olha que ganharam a eleição. Ai fico imaginando o fariam se tivessem perdido?