segunda-feira, novembro 29, 2010

EU E O CONSELHEIRO ACÁCIO


Recebi um comentário muito engraçado de alguém que se assina como “Paulo”, mas que tenho motivos para desconfiar que se trata da encarnação de um famoso personagem da literatura portuguesa. Eis o que ele escreveu (sobre meu texto “O DIA EM QUE LULA FOI APRESENTADO A UM FANTASMA”, mas poderia ser sobre qualquer outro texto meu):

Caro,

Todo governo (assim como seu governante) tem coisas boas e outras ruins. O que eu acho inacreditável nesse blog é que dentre tantas coisas boas que o governo Lula nos proporcionou você só consiga falar das ruins. Se você oculta as coisas boas acaba por também faltar com a verdade.

Outra coisa, o Lula não é de esquerda há muito tempo. Ele está mais que vinculado com as políticas neoliberais de direita.

GUSTAVO RESPONDE:

Caro Conselheiro Acácio,

Em primeiro lugar, é uma alegria poder trocar idéias com Vossa Senhoria. Faz tempo que não nos falamos. Desde, pelo menos, a última vez que li O Primo Basílio, de Eça de Queiroz.

Então todo governo tem coisas boas e coisas ruins etc? Jura? Por que será que nunca pensei nisso antes?
.
Vamos ver: o regime nazista acabou com o desemprego na Alemanha, e o regime fascista fez os trens chegarem na hora na Itália. Mas será que é por isso que esses regimes são lembrados?
.
Mas indo direto a seu comentário, que traz o peso de toda sua sapiência, tenho apenas duas coisas a dizer:

1 – Há um monte de blogues por aí que existem apenas para enaltecer o governo do maior governante das terras brasileiras desde Tomé de Souza. Muitos deles até ganham uma graninha dos cofres oficiais para isso. Acredito que lá V. Sa. se sentirá mais à vontade.

2 – Tentei, juro que tentei, achar alguma coisa boa no governo do reformador do mundo. Acabei achando uma coisa só: a política econômica. Mas aí me dei conta – minha memória não é das piores, modéstia à parte – de que as tais conquistas que ele alardeia terem sido obra dele foram, na verdade, garfadas do governo anterior. Fiquei ainda mais alarmado quando lembrei que, na época em que essas conquistas estavam sendo alcançadas, ele, o Guia Genial, estava do outro lado da cerca, berrando contra. Cheguei então à seguinte conclusão: o que há de bom no governo dele não é novo, e o que há de novo não é bom.

E o pior é que nem dá para dizer "é ruim, mas pelo menos acaba". Aí está a Dilma para provar que não é bem assim.
.
Outra coisa: gostaria de saber por que os que dizem que Noço Guia não é, ou não é mais, de esquerda são todos – sem exceção – de esquerda... Pelo visto pensam que um governo que dá dinheiro para o MST promover sua revolução maoísta e que tenta calar a imprensa à moda bolivariana, inclusive com o PNDH-3, ou que tem uma política externa totalmente alinhada com ditaduras antiamericanas, sem falar nos contatos com as FARC e o FORO DE SÃO PAULO, é um modelo de "neoliberalismo de direita"... Vai ver não consideram um governo desse naipe esquerdista o suficiente. Para mim, é esquerdista o bastante.

Mas só digo isso, claro, porque eu sou um reacionário, não é mesmo? Ou, como escreveu outro dia um da turma, um “proto-fascista”...

Até mais, Conselheiro. Lembranças minhas ao Eça, à Luísa, ao Jorge, ao Basílio e à Juliana.

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu concordo com o comentário, Lula não é mais de esquerda e ja faz anos, o Lula de esquerda era aquele sindicalista barbudo e assustador que andava por aí com a camisa aberta gritando palavras de ordem, e assustava as classes média e alta deste país.

O Lula eleito não é mais socialista e segue sim a política neo-liberal do governo passado , só por isso Lula já não seria de esquerda.

Basta olhar os fatos, Bancos bateram recorde de lucros em seu primeiro mandato o Brasil se firmou como uma potência mundial ganhando o " Investiment Grade" .

Você sempre se mostrou crítico a política internacional praticada pelo governo Lula, pelo fato de apoiar ditaduras "anti-americanas", mas que dizer então dos Estados Unidos que é o país que mais exporta para Cuba, ou é o principal comprador de produtos cujo a produção são as custas de mão de obra escrava na Indonésia, Hong kong, India , Paquistão dentre outros?

Comandante disse...

Concordo com os companheiros Paulo e Anônimo.

A política econômica do Lula é neoliberal. Lula promovedor de uma revolução maoísta?!? Você bebeu o que, companheiro? Lula não faz revolução nem aqui no Brasil, nem na China.

Quanto aos blogs que fazem uma propaganda pró-Lula, se este é o motivo de você escrever contra o Lula, então é um motivo fraco demais.

Agora os motivos que você deu para o Lula ser de esquerda são ridículos. Ser de esquerda não aquele lixo que você citou. As FARC e o MST não são a esquerda do mundo. Isso é ridículo. Estás tentando diminuir a esquerda com esse lixo da humanidade. Isso é jogar sujo! Aprenda sobre a esquerda antes de falar besteira!