segunda-feira, junho 08, 2009

Respondendo a quem não merece (ou: um pouco de pérolas aos porcos)


Mais um da aparentemente infindável tribo dos desocupados e descerebrados - como diz o ditado: Asinus Asinum Fricat (um jumento se esfrega em outro jumento) - me escreveu um recadinho muito simpático. Relutei um pouco antes de publicá-lo aqui, pois o, digamos, comentário do valente é, como vocês verão, auto-explicativo. Mas acho que vale a pena, pelo valor didático. Aí vai a pérola, no idioma exótico em que foi escrito:

Apedeuta eh vc e seus textos mal formados, sem expressão, sem nada! Não duvido que seja algum pau mandado de algum espião da CIA. Pau mandado não: ido. Pq vc eh muito retardado para alguem com um minimo de inteligencia mandar fazer algum coisa!

E Marighela imbecil nunca foi terrorista!

Voce eh muito sem noção AFFFFf

Publicar este comentário. Recusar este comentário.

Afff... (adoro esses faniquitos afetadinhos...). O que dizer do que está aí em cima? Não muito, é verdade. É difícil, para dizer o mínimo, manter algum diálogo com quem acusa alguém de ser "pau mandado de algum espião da CIA" - e, aliás, não quero mesmo dialogar com esse tipo de gente. Pra eles, só camisa-de-força e Gardenal.

Fico até com um pé atrás quando recebo um excremento desses, pois desconfio de que pode se tratar de alguma pegadinha, de alguma brincadeira de algum amigo ou colega meu que está só tentando se divertir um pouquinho às minhas custas. "Vamos escrever uma coisa bem cretina para ver o Gustavo achar que está dando umas chineladas num esquerdiota", algo assim. Se for esse o caso, já disse aqui, não tem a menor importância. Coisas como essas são perfeitamente possíveis de serem ditas - aliás, como são ditas! - pela tribo da Al Qaeda eletrônica, que espuma de raiva quando alguém tenta trazê-los de volta à realidade. Além do mais, não posso negar: ler - e, principalmente, rebater - tanta sandice tem seu lado divertido.

É uma pena que a mesma disposição que "eles" têm para xingar e caluniar quase nunca venha acompanhada de um pouquinho de leitura. Nesse caso, bastaria dar uma olhadinha, por mais rápida que seja, em outro post meu, de 26/10/2007. Nele, ao responder a outro leitor que disse praticamente a mesma coisa, sobre o mesmo assunto ("Ah e só pra lembrar, o Carlos Marighela não era uma (sic) terrorista não seu imbecil. Ass. Paulo"), eu escrevi o seguinte (os grifos são meus):

Paulo, você tem razão. Carlos Mariguella - e Lamarca, e todos os demais que praticaram assaltos, seqüestros e assassinatos nos anos 60 e 70 - não era terrorista. Era, na verdade, um grande mentiroso. Senão, não teria escrito coisas como:

"Hoje, ser terrorista é uma condição que enobrece qualquer homem de honra porque isto significa exatamente a atitude digna do revolucionário que luta, com as armas na mão, contra a vergonhosa ditadura militar e suas monstruosidades". Citado em Elio Gaspari, A Ditadura Escancarada, 2002, p. 142.

"Sendo o nosso caminho o da violência, do radicalismo e do terrorismo (as únicas armas que podem ser antepostas com eficiência à violência inominável da ditadura), os que afluem à nossa organização não virão enganados, e sim, atraídos pela violência que nos caracteriza" ("O papel da ação revolucionária na Organização"). Citado em Daniel Aarão Reis Filho e Jair Fernandes de Sá, Imagens da Revolução, 1985, p. 212.

"Ao terrorismo que a ditadura emprega contra o povo, nós contrapomos o terrorismo revolucionário" - "La lutte armée au Brésil", novembro de 1969 - citado em Elio Gaspari, A Ditadura Envergonhada, 2002, p. 106.

Como se vê, eles não eram nada terroristas.
.
E eu, claro, sou um imbecil.
Um abraço.

É isso. Como quem tiver a pachorra de procurar saber o que o próprio Mariguella escreveu (e fez) perceberá com facilidade, o sujeito era uma flor de pessoa, não tinha nada de terrorista. E a agradável criatura que me mandou o comentário deve ser professor de Português.
.
Agora, com licença que eu, o sem-noção, vou recolher meus caraminguás de pau-mandado da CIA...

Um comentário:

Anônimo disse...

TRATA-SE DE UM CARA BICHOSO
PROVAVELMENTE UMA DAS BOQUINHAS QUE O SR LULA EMPREGOU NAS ESTATAIS