segunda-feira, março 16, 2009

A IMPRESSIONANTE SABEDORIA DE UMA MENTE ANARQUISTA

Nero, na interpretação magistralmente canastrona
de Sir Peter Ustinov, em "Quo Vadis" (1951)


Se tem uma coisa com a qual jamais vou deixar de me surpreender, é a capacidade que certas pessoas têm de enxergar sabedoria na loucura, beleza no crime, virtude na barbárie. Um tal "Leo" - mas poderia ser Adolf, ou Josef - está há alguns posts tentando me convencer que a melhor solução para a questão do Oriente Médio - ou para qualquer outra questão da humanidade - é a destruição, pura e simples, de todos os envolvidos. Em outras palavras: a Anarquia. Eis o último produto saído desse cérebro privilegiado (os grifos são meus):

Engano seu! Não compartilho do ideal do Hamas. Quero que ele, como todos os seus seguidores, seja automaticamente destruído por alguma outra força maior do que ele. Talvez a India ou a China, vale até os EUA. (Que joguem uma bomba atômica naquele pedaço de terra ridículo menor que a maioria dos estados do Brasil, e que não tem nada de bom lá. É a briga mais idiota que já ouvi falar: Israel x Hamas!)

Eu homem-bomba? Nem pensar! Quero mais que a humanidade se destrua... Vou ficar só assistindo e rindo... MUITO! (Quanto as 72 virgens, prefiro ficar com apenas 27 não-virgens do mundo terreno, que vale mais a pena!)

Publicar este comentário. Recusar este comentário.

O que dizer do que está aí em cima? Alguém poderia afirmar que não vale a pena responder esse tipo de lixo, e pode ser que tenha razão. Mas não consigo resistir. Desde a época de faculdade, tenho o costume de tentar debater com todo mundo, até mesmo com quem já mandou a razão para as cucuias faz tempo. É algo que simplesmente não consigo evitar. Além do mais, não posso negar, é divertido. Certa vez, passei uma noite inteira discutindo com um sujeito que se dizia anarquista. Ele gastou horas tentando me convencer das vantagens de uma vida sem Estado e sem qualquer tipo de autoridade. No final, ele estava derramando-se em lágrimas, chorando como um bezerrinho, confessando seu desejo de que todos voltássemos a ser crianças...

O tal leitor não foge à regra. Ele diz que não compartilha do ideal do Hamas (como se eu, em algum momento, tivesse dito que ele era seguidor desse grupo) e que deseja sua destruição, no que estou de acordo. Só esquece que não é preciso compartilhar do ideário de uma organização terrorista e genocida, não é necessário converter-se ao Islã fundamentalista e abster-se de comer carne de porco, para corroborar suas ações. Basta dizer, por exemplo, que o sangue deve jorrar.

Em outras palavras, basta considerar os atentados suicidas-homicidas do Hamas e do Hezbollah como "necessários" para se atingir algum objetivo utópico - a extinção do "Estado" e da "autoridade", ou a futura sociedade comunista perfeita - para justificar a morte e a mutilação de inocentes, numa reedição do Holocausto nazista. E nisso ele está em comum acordo com todos os que veem em Israel o lado mau, o lado que não tem o direito de se defender dos que querem destruí-lo e transformar sua população numa montanha de ossos - fanáticos islamitas, esquerdistas de galinheiro, pacifistas etc.

O caro leitor, em sua sabedoria niilista - como é fácil se achar mais sábio e mais esperto não acreditando em absolutamente nada... - quer que o Hamas seja destruído - no que estou de acordo -, mas se abstém de dizer como se dará isso. Diz apenas, abstratamente, que quer que ele seja "automaticamente destruído" por "alguma outra força" depois de varrer Israel do mapa. Qual força seria essa? "Talvez a Índia ou a a China, vale até os EUA"... Por que não o Brasil? Ou os adeptos da Seicho-No-ie? Ou os habitantes do Planeta Kripton?

Mas o leitor tem a solução perfeita para a questão. Simples: basta jogar uma bomba atômica "naquele pedaço de terra ridículo menor que a maioria dos estados do Brasil, e que não tem nada de bom lá". Isso mesmo. Com o detalhe de que o pedaço de terra ridículo a que o leitor se refere, imagino, é a Faixa de Gaza, ou mesmo todo o território da Palestina e de Israel. Como é que não eu não pensei nisso antes?...

Louvo esse tipo de sinceridade, é bem melhor do que a afetação de horror dos que rasgaram as vestes de indignação pela ação militar israelense contra o Hamas em Gaza no começo do ano. Que se jogue uma bomba de 500 megatons sobre aquela região, e pronto! Até porque, diz o leitor humanista, "não tem nada de bom lá". É mesmo. Não tem nada de bom lá. Só alguns milhões de pessoas.

Recomendei ao leitor que ele fosse coerente com sua defesa do genocídio como caminho para a anarquia, e se explodisse num atentado suicida-homicida como fazem os homens-bomba do Hamas. Seria algo coerente com sua pregação apocalíptica. Como esperado, ele declinou da proposta. Valente, ele acha muito mais conveniente ficar assistindo a tudo de camarote, e quer mais, como dizia aquele personagem de Chico Anysio, que a humanidade se exploda... O.k., é um direito dele ter raiva do mundo. É um direito dele achar que a humanidade deve ser reduzida a um monte de cinzas. Só pergunto uma coisa: por que assistir ao extermínio de milhões de pessoas RINDO (e rindo "muito", ainda por cima)?... Dizem que Nero assistiu ao incêndio de Roma tocando uma harpa, e que Calígula queria que todos tivessem uma só cabeça para decepá-la de um só golpe. Mas precisa rir da morte de milhões de velhos, mulheres e crianças? Convenhamos, há aí uma certa dose de insanidade.

Mas e daí, não é mesmo? Afinal, para quem acha que esse mundo é uma bosta, por que não provocar um banho de sangue em escala planetária? Quem precisa de 72 virgens (ou 27 não-virgens, sei lá eu) quando se é um nerd idiota que anseia pelas glórias da Anarquia?

Como é fácil ser niilista! Como é fácil ser estúpido!

Um comentário:

Flavio Linguanotto disse...

ta na cara q vc e um playboy q so viu o mundo pela tv nunca assistiu nada de perto falar do q ta acontecendo la fora com palavras bonitas e gastando tudo q vc aprendeu na facul realmente ñ e anaquia mais vc viver no mundo aqui mesmo onde vc mora vc ter que gastar mais tempo da sua vida tentando ñ morrer pela mão da policia tendo q se virar como pode para comer e se vestir , sem papai para pagar faculdade isso e a vida ñ troco minha vida sofrida mais com muita experiencia, pela sua vida mansa com aulas teoricas sobre o q e vida. pare de engolir o q a tv soca na sua guela q vc vai parar de vomitar asneiras, vc quer ser um revolucionario?
fale da policia q mata na madrugada, fala da população q elegeu o tiririca
e playboy vc ainda vai aprender muito sobre a vida. ou ñ vc vai arrumar um bom emprego vai ficar no seu carro blindado e no seu condominio fechado achando q e um heroi
qualquer coisa me mande um e-mail
mafialinguanotto_kenshin@msn.com