quarta-feira, fevereiro 04, 2009

A INCRÍVEL IGNORÂNCIA DE UM IDIOTA ÚTIL


O ator porto-riquenho Benicio Del Toro, que interpreta Che Guevara num filme que está para estrear por estas plagas, passou por uma saia-justíssima ao ser entrevistado pela bela jornalista de origem cubana Marlen Gonzalez, no programa Primer Plano, do canal "41 Noticias", de Miami. O video da entrevista, que desde a semana passada foi bastante visto no Youtube, mostra um Del Toro totalmente despreparado e balbuciante diante das perguntas incisivas da estonteante apresentadora. Em uma verdadeira aula de como deve ser uma entrevista, simplesmente o rapaz foi humilhado, deixando claro que não sabe nadinha de nada sobre o personagem, El Chancho ("O Porco"), que encarna no filme de Steven Soderbergh. Dá vontade de dar pena. Creio que, de agora em diante, Del Toro deverá mudar de nome para Del Becerrito ou Del Burro.

A jornalista começa a entrevista perguntando a Del Toro se ele não considerava uma provocação lançar o filme, que faz a apologia de Guevara, em Miami, onde vivem tantas vítimas do regime castrista. Del Toro, completamente surpreso e apatetado pela pergunta inesperada, esboça uma negativa. Marlen lhe pergunta então se um filme que mostrasse o "lado bom" de Hitler não ofenderia 15 milhões de judeus e a memória de 6 milhões de judeus mortos no Holocausto. Aí Del Toro veio com a seguinte pérola: gaguejando, ele diz que não crê que Guevara, ao contrário de Hitler, tenha criado algum campo de concentração... Pois é: o rapaz não sabe nada sobre a carreira do carcereiro-mor de Cuba, quando o bravo revolucionário argentino foi o criador dos primeiros campos de concentração da ditadura castrista.

Estamos falando de assassinatos. Não é igualmente assassino quem mata um, cem, cem mil...?”, continua Marlen, deixando Del Toro ainda mais incomodado. Sem resposta, coitado, ele tentou comparar Che a um general durante a guerra... Um vexame.

Mas a saia-justa não terminou por aí. Ao lembrar as opiniões de Del Toro favoráveis sobre Che, feitas em uma infinidade de entrevistas, ela pergunta, na bucha, se ele sabia que o valente revolucionário, quando comandava a prisão de La Cabaña, mandou fuzilar mais de 400 prisioneiros. Del Toro dá uma resposta que já se tornou padrão em certos círculos: "Sabia. Muitos dos que foram fuzilados eram terroristas..." Aí é que Marlen completa o massacre: Nada disso, ela diz. “Noventa por cento eram presos de consciência. [morreram] Simplesmente por discordar do sistema nascente, por pensar diferente”. “Ah, não sabia disso”, suspira o ator...

No final, a apresentadora lembra uma frase de Che, o humanista: “A ação mais positiva e forte, independentemente de qualquer ideologia, é um tiro bem dado, no momento certo, em quem merece”. Uma frase típica de um bravo general em campo de batalha, como se vê. Del Toro, que àquela altura já havia virado um bezerrinho, pergunta a Marlen de onde ela retirou aquelas informações. Marlen então lhe presenteou com o livro Guevara: Misionero de la Violencia, do historiador cubano e ex-preso político Pedro Corzo.

Alguns podem dizer que Del Toro é apenas um ator, e que suas opiniões não devem ser levadas em conta. Nada disso. Dele não se espera, claro, um conhecimento acadêmico sobre Che e a Revolução Cubana. Mas, como qualquer pessoa, não lhe é dado flertar com a mentira e a mistificação, repetindo bobagens como se fossem a verdade. Em uma infinidade de entrevistas, ele andou pelo mundo declarando seu amor pela figura do revolucionário-fuzilador, posando de "engajado". Criticou, inclusive, o embargo norte-americano à ilha de Cuba, embora não tenha feito nenhuma menção à ditadura castrista, a verdadeira causa da penúria e da falta de liberdade na ilha-prisão. Chegou a dizer, com aquela atitude frívola típica de tantos em Hollywood, que comparava Guevara ao Batman. Fidel, pelo visto, deve ser o Homem-Aranha. E Stálin é o Super-Homem.

A ideia de que "é apenas um ator" não é desculpa para a ignorância. Ainda mais quando o sujeito não cansa de repetir que, para interpretar o personagem, ele se preparou por SETE ANOS (pelo visto, a preparação de Del Toro deve ter sido lendo os livros de Frei Betto e Emir Sader...). No momento em que aceitou estrelar e produzir um filme que enaltece um assassino como Guevara, Del Toro deveria saber que um filme sobre tal personagem não seria apenas uma "obra de arte", e que estava assumindo um papel também de formador de opinião. Não por acaso, o filme está sendo bastante elogiado em Cuba.

Benicio Del Burro, digo, Del Toro, não é "apenas um ator", assim como José Saramago não é "apenas" um escritor, nem Oscar Niemeyer é "apenas" um arquiteto. Todos esses são conhecidos, principalmente, pelas suas opiniões políticas pró-comunistas e pró-totalitárias. Ao revelar todo seu despreparo e todo seu desconhecimento sobre um personagem histórico que não cansa de elogiar, Del Toro entrou para a mesma galeria dos Jimmy Carter, dos Sean Penn, dos Michael Moore e dos Oliver Stone, ou seja: dos idiotas úteis e cretinos fundamentais.

Meus parabéns a Marlen Gonzalez, que mostrou que beleza e inteligência podem ser compatíveis e deu um show de bom jornalismo, ao não se deixar deslumbrar pelas luzes do show business e encostar na parede mais um "useful idiot". É uma pena que nós aqui só tenhamos os Zecas Camargos da vida...

Nenhum comentário: