sexta-feira, setembro 19, 2008

O ESTRANHO CRITÉRIO DO GOVERNO LULA PARA CONCEDER ASILO POLÍTICO...

Do blog de Reinaldo Azevedo, hoje, 19/09. Precisa comentar?
---
.
Lula nega asilo a opositor boliviano; governo petista recebe é narcoterrorista!
.
Leiam o que vai abaixo, por Denise Chrispim Marin, no Estadão. Volto depois:
.
Para demonstrar que não interferiria no conflito interno boliviano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva orientou a diplomacia brasileira a negar asilo político ao governador do Departamento de Pando, Leopoldo Fernández. A prisão de Fernández havia sido determinada no domingo pelo gabinete de Evo, mas foi adiada por temor de sua detenção prejudicasse o apoio da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) - que se reuniu segunda-feira, no Chile - a seu governo. Fernández foi detido terça-feira.
.
No domingo, seus parentes apresentaram o pedido de asilo político no Vice-Consulado do Brasil em Cobija. No mesmo dia, o caso foi levado ao Itamaraty e, na segunda-feira, Lula, ainda no Chile, tomou a decisão final. O Itamaraty e o Palácio do Planalto não se pronunciaram sobre o assunto.
.
Desde terça-feira, o Itamaraty está ciente de que a prisão de Fernández contraria os preceitos legais da Bolívia e o status de imunidade dos governadores dos departamentos (Estados). Fernández foi preso sob a acusação de ter desacatado o estado de sítio em Pando e incitado os confrontos entre manifestantes pró-Evo e opositores, que terminaram com 18 mortos. Pelos trâmites normais, ele deveria ter sido julgado antes pelo Congresso. Ontem, um pedido de habeas-corpus para Fernández foi rejeitado.
.
Assinante lê mais aqui
.
Comento
Que fique claro: é a diplomacia do Foro de São Paulo em ação. A prisão do governador foi ilegal, e não há provas de que ele seja responsável pela morte de camponeses. É um caso típico de confronto e perseguição política ilegal, o que, é óbvio, o torna um “asilável”. Não no Brasil.
.
É evidente que a questão é ideológica. Lula aceita o narcoterrorista Olivério Medina no Brasil, que integra um movimento que tenta depor um governo democrático. Não só isso: Dilma arrumou um serviço no governo federal para a mulher de figura tão impoluta. Os e-mails do terrorista pançudo provam que Medina continua ligado à organização. A lei proíbe que asilados se envolvam em disputas políticas em seus países. O Brasil que rejeita o governador boliviano é o mesmo que “devolveu” a Fidel Castro os pugilistas que fugiram de Cuba.
.
A isso chegamos. Entreguem o Itamaraty a Fernandinho Beira-Mar.

Nenhum comentário: