segunda-feira, junho 02, 2008

AGRADECIMENTO

Para provar que este blog não vive só de jogar pedra, deixo aqui meu obrigado ao Augusto Araújo, por seus elogios a meu texto sobre 1968, o ano que precisa acabar.
.
Augusto chamou a atenção, em seu blog (http://augustoaraujo.blogspot.com/), para um fato muito importante, que eu esqueci de mencionar em meu texto:
.
"... não concordo com Gustavo quando ele diz que 1989 não terminou. Pelo menos no Brasil nem começou."
.
Você está coberto de razão, Augusto. De fato, 1989 ainda não começou entre nós. Aqui, o Muro de Berlim mental que se estabeleceu nos cérebros de nossa intelligentsia (melhor seria dizer "burritsia") esquerdóide ainda está de pé. Quando escrevi que 1989 é o verdadeiro ano que não terminou eu não estava, obviamente, me referindo ao Brasil. Por aqui ainda se vive como se a URSS ainda existisse, como comprova o atual governo dos companheiros. Nisso também estamos/somos a retaguarda do mundo.

Quanto ao Nelson Rodrigues, há algumas crônicas excelentes dele sobre a passeata dos cem mil (que, aliás, nem 100 mil tinha...), nos livros O Reacionário e em A Cabra Vadia, recentemente reeditados. Eu recomendo. Nelson Rodrigues é sem dúvida o melhor cronista dessa época, um oásis de lucidez em meio à loucura e à estupidez galopante daqueles tempos - que infelizmente insistem em não acabar...

Um comentário:

Augusto Araújo disse...

Olá Gustavo, obrigado pela menção também.

Iria postar isso aqui nos comentários do seu blog mas não tive tempo ontem e o blogger deu problema pela manhã.

Então, o Gabeira já falou algo do tipo tb, q parece q no Brasil muitos não se tocaram no que representa a queda do Muro.

O Gabeira nao participou daquele documentario Hercules 56. Ele nao enaltece a luta armada e diz q estava equivocado (pelo menos nos métodos) na época

E é verdade o q vc fala mesmo. 1989 não acabou no mundo. Haja visto a Rússia sendo comandada por integrantes da ex-KGB; seja pela falta de democracia em muitos países, ou pelo antiamericanismo , ou pelo anticapitalismo, etc etc

Interessante notar que o 89 de 1989 é o tipo o inverso de 68, isso se o 9 virar de ponta cabeça e mudar de lugar; ou se pegarmos o 6 e colocá-lo ao contrário depois do 8

Rs, acho q é pq estou lendo O Homem que Calculava de Malba Tahan, por isso notei essas peculariedades entre os dois números.

Mas se uma data representou flerte com o totalitarismo, na outra teve-se um grande lampejo de liberdade. Então faz sentido o 6 de 68 ter pulado e se invertido e ter virado o 9 de 89.

Abraços!