sexta-feira, dezembro 23, 2011

RESPONDENDO A UM FÃ DOS ECOCHATOS GLOBAIS

Um leitor, que se assina como "Andr[e Souza" (assim mesmo, com erro de digitação e tudo) não gostou de me ver tripudiando de seus ídolos televisivos. Ele ficou magoadinho porque manguei aqui do video que eles fizeram, e que já virou chacota na internet, em que repetem um monte de absurdos sobre a usina hidrelétrica de Belo Monte, prontamente desmascarados por um grupo de estudantes em outros dois vídeos (esses, baseados em fatos e números, não em desinformação e carinhas bonitas). Tanto que deixou um comentário sobre meu post "O VEXAME DOS ECOCHATOS GLOBAIS", aproveitando para expor também sua, digamos, filosofia de vida. Não resisti e fiz um vermelho-e-azul. Vamos lá:

De boa, texto ridiculo, conservador.

"De boa", quem começa um comentário associando ridicularia com conservadorismo não merece nem resposta, está é fazendo papel de ridículo. O sujeito diz "ridículo, conservador" e isso já diz tudo sobre seu modo de "pensar": Edmund Burke, David Hume, Adam Smith e Winston Churchill, portanto, não deveriam ser levados a sério. "Conservador", para o rapaz, é um palavrão; pelo visto, "petista" - ou "celebridade da tevê" - é algo que deve ser levado a sério. Ridículo, ridículo.

Quem não conhece a realidade da região, não sabe o que está falando.

Opa, então parece que estou diante de um especialista em Amazônia. Quiçá, um habitante da região (um ribeirinho, talvez?). Vamos ver como esse expert em assuntos amazônicos demonstra todo seu conhecimento "da realidade da região".

A Constituição federal veda qualquer tipo de invasão a terras indigenas, mentira contam quando mascaram numeros pra falar q nao tem impacto, quando dizem q não v~ão inadir terras indigenas.

Ah, que pena... Estava me preparando para receber uma aula sobre a Amazônia, mas o sujeito prefere falar de Direito Constitucional. Fiquei desapontado... Mas tudo bem. Diga-me apenas que terras indígenas - quantos hectares, para começar - vão ser "invadidos" (já se sabe que a área inundada será menor do que o número dado pelos "artistas"). Aproveite e diga também que números exatamente foram "mascarados" pelos estudantes.

Outra coisa: ninguém está dizendo que a usina não vai ter impacto sobre o meio ambiente (é claro que vai ter, assim como arrancar uma folha de árvore já configura impacto ambiental), mas que será bem menor do que o que os "famosos" da Globo estão dizendo no vídeo mentiroso. Os estudantes que responderam às "celebridades" PROVARAM isso, com fatos e números. E você, quando vai provar que eles estão mentindo?

A hidreletrica vai custar demais, e produzir de menos.

Ótimo, então me diga apenas QUANTO ela vai custar e QUANTO vai produzir (só um detalhe: o custo não será de 30 bilhões de reais, mas de 19 bilhões, e Belo Monte será simplesmente a terceira maior hidrelétrica do mundo). Faça isso, com números (os estudantes fizeram) e aí, quem sabe, depois a gente conversa.

Desconfio que o leitor não viu nenhum dos vídeos que os estudantes produziram, pois essa questão está respondida lá (até entendo por que ele não viu: afinal, eles não têm a Juliana Paes e a Ísis Valverde...).

Mas claro, o discurso conversador, direitista, e "foda-se o xingu, não é na minha casa, nao vai me incomodar" sempre é presente. Sempre tem algum ignorante no conforto de sua casa que caga e anda e não enxerga que nao ta nem ai se pra ter mais conforto chegando na tua casa, outras pessoas não vao mais ter casas, populações indigenas, que ja foram dizimadas, perderam suas terras e continuam sendo sistematicamente desrespeitados, podem continuar assim sob o argumento da hidreletrica.

(Enxugando as lágrimas, depois dessa peça de retórica tão apaixonada) Agora que descobri que sou um ignorante e que estou cantando e andando para o Xingu e para os pobres coitados que não vão ter sua vida destruída para que eu possa, como disse o Marcos Palmeira, assistir a uma telenovela (depois de o Brasil sofrer risco de apagão...), fico apenas com uma dúvida:

- Diga-me o nome de 1 (um, hum), apenas 1, grupo indígena que será prejudicado pela construção da hidrelétrica. (Convenhamos, não é uma questão difícil, é?)

Aliás, seria bom saber o que a própria população da região pensa a respeito, não acha? Que tal perguntar aos moradores o que acham de um projeto que criará milhares de empregos e trará a melhora na infraestrutura e na qualidade de vida das comunidades locais? Vamos ver o que eles dizem?

A propósito: o Xingu é o rio, não o parque nacional. Este fica no Mato Grosso, não no Pará, ou seja, a 1300km de distância. Entendeu agora, Ingrid Guimarães?

O Brasil nao vai deixar de se desenvolver se nao tiver Belo Monte. Isso é fato.

Eis o que é fato, e não opinião: sem energia, um país não se desenvolve. E sem Belo Monte, o Brasil corre sério risco de não produzir energia suficiente para as próximas décadas. A capacidade energética do Brasil há muito deixou de acompanhar o crescimento da demanda (quando Itaipu foi inaugurada, o Brasil mal passara dos 100 milhões de habitantes; hoje, tem quase o dobro). Portanto, dizer que sem Belo Monte o Brasil não vai deixar de se desenvolver só pode ser piada (de mau gosto). A não ser que se utilize outra forma de energia tão abundante quanto e não muito cara. Mas que tipo de energia? Eólica? Solar? Ora, faça-me o favor!

E tu, claramente, nao sabes do que falas. Estás repetindo um discurso conservador, pré-programado do movimento "gayzista" (q porra de nomne é esse?)

Lá vem de novo a palavrinha maldita, "conservador"... O cara deve achar que repetir números falsos ditos por artistas da Globo equivale a um selo de qualidade progressista. Ele não conhece o neologismo gayzista, o que não me surpreende.

(Aliás, gostaria de saber que zorra vem a ser "homofobia". Quem conseguir explicar leva um prêmio. Medo de gays? Desconheço a existência de tal coisa. Medo de avião, da morte, de barata, sim. Mas, de gay? Quem diabos tem medo de gay?)

Como não é a primeira vez que alguém vem aqui e se assusta com a palavra (por pura ignorância vocabular: o termo já é corrente, assim como "petralha"), eu explico: gayzista, meu filho, não tem borra nenhuma a ver com ser gay, homossexual etc., mas com uma IDEOLOGIA, um movimento político. Há gays que não são gayzistas e gayzistas que não são gays. O que quer esse movimento? Respondo em seguida.

Nunca entendi esse preconceito escroto, os gays cagam e andam para os heteros, querem apenas ter seus direitos garantidos. O Problema nao é nem nunca foi a sexualidade, mas a discriminação.

Sério? Então os gays só querem viver em paz e ter os direitos garantidos etc. e tal? Que estranho, porque, nesse caso, parece que se esqueceram de combinar com os gayzistas.

Vou lhe dar uma ajudinha. Faça uma pesquisa no Google. Digite "PLC 122" (ou "Lei da Mordaça Gay"). Depois, digite "Constituição Federal - Artigo 5" e "liberdade religiosa".

Então? Viu como esse pessoal LBGTT (ainda é assim que se chamam?) só quer curtir sua sexualidade numa boa, sem dar a menor bola para a opinião dos outros? principalmente se forem padres ou pastores que citam a Bíblia para expressar uma opinião religiosa sobre a homossexualidade?

A propósito: concordo plenamente que a questão não é nem nunca foi de sexualidade, mas de discriminação. Discriminação contra... os héteros! (Ou contra qualquer um que tiver uma palavra a dizer que não seja do agrado dos militantes gayzistas.) Isso, sim, é que é preconceito escroto.

Também és contra direitos humanos e qualquer forma de movimento social que busca uma sociedade igualitaria? Pq pareces querer ter direitos garantidos, mas quem luta por eles, são os "chatos".

Hummm, direitos humanos? Deixe-me ver... Escrevo regularmente aqui contra ditaduras, como as da Síria e de Cuba, que sempre que posso busco desmascarar como regimes bárbaros e assassinos. Será que o leitor enfezadinho aí em cima tem alguma palavra a dizer a respeito?

Quanto a "qualquer forma de movimento social que busca uma sociedade igualitária", realmente não posso dizer que sou a favor de "qualquer forma" de movimento desse tipo. Até porque o nazismo e o comunismo podem perfeitamente se encaixar nessa categoria de movimentos "pela igualdade".

Não é "qualquer forma" de movimento que vai ter meu apoio, mas somente se estiver comprometido com princípios e valores democráticos. É assim que busco garantir meus direitos, e não acreditando em performances de atores de tevê. Eles são chatos exatamente porque não sabem do que estão falando. Que "direito" querem garantir? O de ficar no escuro?

Lamentavel teu ponto de vista limitado e equivocado.

Obrigado. Da próxima vez, vou procurar expandir meus conhecimentos, consultando-me não com estudantes de engenharia e economia, mas com os especialistas em energias renováveis Marcos Palmeira e aquele outro da novela das sete, de cujo nome não lembro agora.

Na boa? Da próxima vez, seria melhor pesquisar um pouquinho. Estou ficando de saco cheio de explicar o básico para quem sequer fez o dever de casa. Além de me obrigar a ficar repetitivo, é algo muito chato. Estou pensando seriamente em começar a ignorar esse tipo de post. A partir de agora, só vou responder aos que demonstrarem um mínimo de inteligência.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pesquisa um pouco mais, mesmo.
Só para vc. saber, o fluxo do Rio Xingu já foi atingido, assim como a pesca necessária a sobrevivência de comunidades como os Kamaiurás, os Jurunás, os Iaulapitis, etc.

E uma dica:não basta ser do contra,
tem por a mão na massa e fazer melhor.