terça-feira, julho 20, 2010

QUANDO A VERDADE SE TORNA ILEGAL


"Liberdade é a liberdade de dizer que dois mais dois são quatro" - George Orwell, 1984
.
O deputado Índio da Costa, candidato a vice-presidente na chapa de José Serra, é um homem imprudente. Nesta semana, ele causou furor ao mencionar, em uma entrevista, as ligações do PT com o narcotráfico. "Que horror", começaram a gritar as velhinhas de Taubaté, que acham que essas coisas não existem. "É calúnia", gritaram, em uníssono, os petistas, esses campeões da ética e da virtude moral e cívica. Logo parte da imprensa, como de hábito, comprou a tese petista e engrossou o coro dos que acham Índio da Costa um boquirroto irresponsável. Até mesmo na própria chapa PSDB-DEM houve quem achasse que ele havia extrapolado. Pronto. Estava criado o bafafá. Melhor dizendo: a operação-abafa.
.
Não sei o que mais me espanta nesse caso: se a ousadia de Índio da Costa, se a falta de testosterona dos tucanos para levar o caso adiante ou se o farisaísmo e o descaramento dos chefões petistas, com sua pose de vestais. O presidente do PT, José Eduardo Dutra, disse que irá processar Índio da Costa. Faça isso, Dutra. Posso garantir uma coisa: se você quiser levar adiante o caso, terá um duro trabalho pela frente.
.
Índio da Costa disse alguma mentira? Ele não afirmou que os petistas são um bando de narcotraficantes (acreditem: isso já está circulando por aí, como forma de desqualificá-lo). Disse que o PT tem ligações com o narcotráfico. Isso é falso? Pelo contrário: HÁ PROVAS. E ELAS SÃO ABUNDANTES!
.
Até as folhas da selva colombiana sabem das relações nada secretas entre os manda-chuvas do PT e o narcotráfico. Não sou eu que o digo. Essas ligações estão fartamente documentadas, podendo ser comprovadas por quem tiver a pachorra de fazer uma pesquisa, mesmo superficial, na internet. Vamos por partes, didaticamente:
.
- O PT de Lula e Dilma Rousseff foi fundador, em 1990, juntamente com a ditadura cubana de Fidel Castro, do Foro de São Paulo, organização revolucionária destinada a coordenar a ação de grupos esquerdistas radicais na América Latina.
.
- Um dos grupos que participaram do Foro desde sua criação, ao lado do PT, foi o Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC). As FARC são os maiores produtores de cocaína do mundo, e já o eram quando o Foro de São Paulo foi criado.
.
- As FARC deixaram de fazer parte, oficialmente, do Foro de São Paulo depois que seu número dois, Raúl Reyes, foi morto pelo Exército colombiano no Equador, há dois anos. No laptop de Reyes, as autoridades colombianas descobriram provas irrefutáveis, na forma de e-mails altamente comprometedores, mostrando a relação entre Reyes, as FARC e figuras da alta cúpula petista no Brasil. O "dossiê PT-FARC", inclusive, foi publicado em julho de 2008 pela revista colombiana Cambio. Os petistas cujos nomes estavam na correspondência de Reyes, entre os quais Celso Amorim, se mostraram muito indignados. Mas não explicaram o que seus nomes estavam fazendo lá.
.
- Um dos que mantinham contato por e-mail com Reyes é Olivério Medina, que vem a ser o "representante" das FARC no Brasil, com o status de "refugiado político" (mesmo status que foi recusado aos dois pugilistas cubanos que tentaram escapar da tirania castrista, em 2007). Segundo a revista VEJA, Medina foi o intermediário de uma ajuda de 5 milhões de dólares das FARC à campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República, em 2002. A reportagem de VEJA, baseada em gravações da ABIN, a Agência Brasileira de Inteligência, jamais foi desmentida.
.
- A esposa de Medina, Angela Maria Slongo, é funcionária do Ministério da Pesca. Sua transferência do Paraná para Brasília foi conseguida em 2006 pela então chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff.
.
Aí está. Uniram os pontos?
.
Há mais. O governo Lula mantém excelentes relações com o governo do cocalero Evo Morales, na Bolívia. Nos últimos anos, a produção de cocaína boliviana na fronteira com o Brasil vem aumentando a niveis estratosféricos. Atualmente, o BNDES financia a construção de uma rodovia no interior da Bolívia que irá facilitar grandemente o escoamento da produção da folha, sendo por isso apelidada de "transcocaleira". A Bolívia é a maior exportadora de cocaína para o Brasil.
.
Se você não está convencido ainda, fique então com Marco Aurélio Garcia, assessor internacional da Presidência. Em 2008, em entrevista ao jornal francês Le Figaro, MAG explicou didaticamente a posição do governo Lula em relação às forças em conflito na Colômbia. "Somos neutros", afirmou o assessor para confusões cucarachas. O Brasil não vê problema em tomar partido ao lado das piores ditaduras do planeta, como a cubana e a iraniana, e a favor de um golpista em Honduras. Mas se nega a tomar o lado da democracia na Colômbia e prefere se declarar "neutro" ante os facínoras das FARC.
.
Mais recentemente, descobriu-se que armas pesadas, inclusive lança-foguetes, estavam sendo desviadas do Exército venezuelano para acampamentos das FARC na Colômbia. A Venezuela é governada há mais de dez anos pelo coronel Hugo Chávez, aliado e amigo de Lula e do PT. O governo Lula e o PT se recusaram a considerar as evidências do apoio de Chávez às FARC e ao ELN. Em vez disso, engrossou o coro dos que se opõem ao uso de bases do Exército colombiano por militares dos EUA.

Tudo isso está disponível para o grande público, está ao alcance de qualquer pessoa com um mínimo de curiosidade e disposição. Alguns jornalistas não alinhados com o lulo-petismo, como Reinaldo Azevedo, já trataram do assunto diversas vezes, e jamais foram ameaçados de processo pelo PT. É incrível, porém, como basta um político adversário tocar no assunto para que os petistas e seus aliados na imprensa, feito freirinhas, dêem chilique e peçam a cabeça do atrevido que ousou chamar as coisas pelo nome. É aqui que se percebe a real gravidade da coisa.
.
Pobre Índio da Costa. Ao chamar a atenção para o que todos sabem mas fingem desconhecer, ele tocou em um tabu da política e da imprensa brasileiras. Cometeu, assim, o maior erro que um político no Brasil pode cometer. Mexeu num vespeiro. Irão fazer picadinho dele.
.
Talvez por ainda ser jovem e neófito em política, ele parece não ter se dado conta de que certas coisas não se dizem. Deveria saber que, nesse ramo, dizer que dois mais dois são quatro, ou que a Terra gira em torno do Sol, é uma grosseria. Por acaso ele não sabe que esse tema - a notória ligação do PT com os narcotraficantes das FARC - é um assunto proibido nas redações de jornais e nas altas esferas políticas do país? Acaso ele desconhece que, há uns vinte anos, a grande imprensa e os setores "pensantes" do Brasil decidiram cobrir com um manto de silêncio o Foro de São Paulo? Não percebe que essa foi simplesmente a maior operação de acobertamento de um fato histórico dos últimos tempos, a ponto de a simples menção da existência do tal Foro ser banida de todas as publicações por quase quinze anos, e quem quer que tivesse a falta de juízo de tocar no assunto ser brindado com uma saraivada de impropérios ("maluco" e "teórico da conspiração", sendo alguns dos mais comuns)? E isso a despeito de um caminhão de provas documentais, incluindo atas das reuniões, das quais participavam lado a lado e traçavam estratégias comuns os petistas e os narcobandoleiros das FARC? Não sabe ele que essa cortina do silêncio foi criada com a intenção de impedir que todos vissem a realidade para que se pudesse considerar o PT um partido "moderno" e "moderado", de gente séria, honesta e democrática?
.
"Você pode ser muito comunista, menos comunista ou um pouquinho comunista. Qualquer coisa que esteja um pouco mais à direita do centro, que se desloca cada vez mais para a esquerda, é um crime". A frase, perfeita, é do filósofo e jornalista Olavo de Carvalho, não por acaso o primeiro a denunciar, na imprensa brasileira, a existência do Foro de São Paulo (e que pagou, por essa ousadia, com a perda do emprego em vários jornais e revistas nacionais, ganhando o rótulo de doido e conspiracionista). Pego carona em sua frase: No Brasil, você pode ser muito esquerdista, menos esquerdista ou um pouco esquerdista. Só não pode ser, em hipótese alguma, um não-esquerdista. Aqui, ser de direita é ser um criminoso. O mesmo não ocorre com quem tem ligações com narcotraficantes e terroristas.
.
Claro, haverá quem diga que as declarações do vice de Serra não passam de factóide eleitoral, de denuncismo típico desse período, em que as paixões políticas tomam o lugar da razão etc. É uma característica da política no Brasil o abastardamento e a mediocrização do debate, a transformação do que é sério em coisa superficial, e vice-versa. Pois eu digo que isso não elimina o fato de que as declarações de Índio da Costa são a mais pura verdade. As provas de que o PT e o narcotráfico andam juntos e de mãos dadas são gritantes, só faltam berrar dos telhados para os transeuntes. Que tanta gente prefira ignorá-las totalmente, e que os petistas ainda tenham o desplante de ameaçar o denunciante com processo judicial, é o cúmulo da desfaçatez e da sem-vergonhice. É algo que mostra que, no Brasil de hoje, o acobertamento virou prática oficial e corriqueira, e dizer a verdade tornou-se ilegal. Não digo que é o fundo do poço, pois o poço petista de mentiras é como cheque de desempregado: não tem fundo.

Nenhum comentário: