quinta-feira, julho 03, 2008

A BARBÁRIE TERRORISTA GOLPEADA NA COLÔMBIA


A espetacular operação militar que resultou no resgate da ex-candidata à presidência da Colômbia Ingrid Betancourt e de mais 14 reféns, sem que um só tiro fosse disparado, em plena selva colombiana, foi uma vitória histórica não apenas do presidente Álvaro Uribe, ou do povo da Colômbia, mas da civilização e da humanidade. O resgate feriu de morte não somente as FARC, organização narcoterrorista que goza de reconhecimento oficial pelo governo do caudilho fanfarrão Hugo Chávez da Venezuela, e da condescendência cínica do governo Lula da Silva, mas todos aqueles que apóiam, aberta ou veladamente, os facínoras colombianos. Ambos ficaram totalmente desmoralizados.

Como não poderia deixar de ser, o governo Lula reagiu diante da notícia desfavorável a seus companheiros de luta usando o método de sempre: a mentira. O governo emitiu uma nota oficial absolutamente anódina e ridícula, na qual tenta disfarçar sua frustração com o desfecho do epísodio. Na nota, o governo envia seu "abraço fraternal aos reféns" e Lula manifesta sua "satisfação" com a notícia. Expressa ainda "a esperança de que tenha sido dado um passo importante para a libertação de todos os demais seqüestrados, a reconciliação de todos os colombianos e a paz na Colômbia". É o abraço do algoz, a satisfação de quem quer salvar a cara e a esperança de quem compactua com o terrorismo e o narcotráfico. Nem precisa dizer, mas a nota não faz nenhuma menção ao governo Uribe.

Ai, ai. Como diria o rei Juan Carlos da Espanha: por que não se calam?... As declarações oficiais do governo Lula sobre a soltura de Ingrid Betancourt são uma das coisas mais cínicas e cretinas que já foram pronunciadas em qualquer lugar, em qualquer época. Lula e companhia não estão satisfeitos com a vitória do exército colombiano coisíssima nenhuma. Estão é se remoendo por dentro. Vamos lembrar um pouco.
.
Praticamente desde que o governo Uribe declarou guerra total às FARC, Lula e seus companheiros Hugo Chávez e Rafael Correa pressionam o governo colombiano a "negociar" com os narcobandoleiros, e repudiam a ação militar contra eles, inclusive usando o argumento cínico de que isso poderia colocar em risco a vida dos reféns - como se a vida deles não estivesse sob ameaça dos seqüestradores. Queriam que Uribe baixasse as armas e "negociasse" - ou seja, cedesse - aos terroristas traficantes. Com isso, esperavam mediar a libertação dos reféns, como fez Hugo Chávez no começo do ano, para aparecer assim como um humanitário e, de quebra, conseguir o reconhecimento das FARC como "força beligerante", passando totalmente por cima da autoridade legalmente constituída do governo democraticamente eleito da Colômbia - Lula não foi tão longe, mas o governo brasileiro ainda insiste em não reconhecer as FARC como uma organização terrorista. Quando o número dois das FARC, Raúl Reyes, foi morto pelo exército colombiano em março passado, o governo brasileiro colocou-se inteiramente ao lado dos governos Correa do Equador e Chávez da Venezuela, ignorando solenemente as provas de vinculação desses dois com a narcoguerrilha descobertas no computador de Reyes. Chegou-se mesmo a cogitar, nas esferas diplomáticas, em fazer com que as FARC, aproveitando os laços que têm com o PT, entregassem os reféns a ele, Lula. Agora, com o resgate de Ingrid Betancourt pelo exército colombiano, todos eles - Lula, Chávez, Correa - perderam sua principal moeda de troca para fazer demagogia política em torno do conflito colombiano, explorando, para fins propagandísticos, o sofrimento dos reféns e de suas famílias. Sofreram uma terrível derrota, e agora tentam manter as aparências, saindo de fininho.

A desfaçatez dos lulistas não tem mesmo limites. Sua cara-de-pau é um insulto à inteligência alheia. Em declaração à imprensa, Marco Aurélio "Top, Top" Garcia se disse "aliviado" com a libertação de Ingrid e dos reféns. Porque "aliviado"? Não foi ele mesmo que disse, não faz muito tempo, que o Brasil era "neutro" em relação às FARC? Para ser coerente, deveria dizer-se igualmente neutro em relação à libertação de Ingrid Betancourt. Ou, pelo menos, calar a boca. Seria covarde do mesmo jeito, mas pelo menos seria um pouco menos indecoroso. Se querem ouvir um comentário inteligente sobre o que está acontecendo na Colômbia, acessem aqui http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM850143-7823-HISTORIADOR+MARCO+ANTONIO+VILA+COMENTA+RESGATE+DE+INGRID+BETANCOURT,00.html.

A nota do governo e as declarações dos lulistas devem ser compreendidas sob o mesmo prisma do recente "recuo tático" de Hugo Chávez em relação às FARC. Chávez conclamou seus aliados narcoterroristas a soltarem os reféns e abandonarem a luta armada, não porque tenha se convertido, subitamente, à democracia, mas porque percebeu que a guerrilha está fazendo água. Do mesmo modo, Lula agora corre para demonstrar solidariedade aos reféns e suas famílias, tentando disfarçar sua cumplicidade com os seqüestradores e assassinos. Puro fingimento.

Essa cumplicidade dos lulistas com a narcoguerrilha colombiana já está mais do que demonstrada. Vamos lembrar mais uma vez. O representante das FARC no Brasil, Olivério Medina, vive livremente no País, sem ser incomodado, graças á condescendência das autoridades brasileiras, que se opõem à sua extradição para a Colômbia, onde ele responde a vários processos. A esposa de Medina, Angela Maria Slongo, é funcionária contratada do Ministério da Pesca, a pedido da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que conseguiu sua transferência para Brasília, onde ela se dedica, segundo a assessoria do Ministério, a alfabetizar milionários do Lago Sul... Foram as FARC que agradeceram publicamente ao PT e a Lula por terem salvo o comunismo da extinção na América Latina, ao criarem, em 1990, o Foro de São Paulo. Tudo isso são fatos, não são opiniões. Na última reunião do Foro, realizada em Montevidéu, Uruguai, o presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, tido em alta conta pelos petistas, lamentou a morte do chefão das FARC, Manuel Marulanda, tendo sido fervorosamente aplaudido pela platéia, na qual estavam presentes petistas proeminentes como Marco Aurélio Garcia. Por que não estão chorando agora pela libertação dos reféns?

O presidente colombiano Álvaro Uribe está dando uma aula ao mundo de como lidar com narcotraficantes e terroristas. Sairá do episódio certamente fortalecido. Já os cúmplices do narcotráfico e do terror preferem esconder-se por trás de uma cortina de mentira e de dissimulação.

Nenhum comentário: