terça-feira, junho 18, 2013

NOTAS SOBRE UMA "REVOLUÇÃO" IMAGINÁRIA

Simplesmente sair por aí gritando palavras de ordem "contra tudo isso que está aí" pode servir para extravazar o tédio ou satisfazer o ego de quem acha que com isso está "fazendo revolução". Mas, francamente, não significa nada. Em política, não se luta contra algo, uma palavra ou uma ideia, mas contra alguém - gente com nome, sobrenome e CPF. Até agora não vi ninguém nos protestos gritar "FORA DILMA" ou "LULA NO XADREZ", por exemplo. Enquanto as manifestações continuarem girando em torno de slogans abstratos, "contra o capitalismo", ou "por um mundo melhor", tudo isso não vai passar de teatro de rua. De péssima qualidade, diga-se.

*
Ocupar o Congresso? Mas este é o menor dos nossos problemas. Os manifestantes miraram no alvo errado. O verdadeiro centro da corrupção está uns duzentos metros mais para baixo, no lado esquerdo da Praça dos Três Poderes. Ali, onde tem uma rampa...

É por essas e outras que digo que esses protestos precisam de foco.


*
Protestar contra a "corrupção", de forma genérica, é como protestar contra a "violência", contra os tornados ou contra os tsunamis. Ou seja: um nada absoluto. Sem dar nome aos bois (e às vacas), qualquer protesto cai no vazio. Pior: vira instrumento de manipulacão a serviço de interesses oportunistas, muitas vezes exatamente os mesmos contra os quais se protesta.
*
Nem todo movimento é positivo, assim como nem toda "repressão" é ilegítima. O que aconteceu em SP há alguns dias deixou claro que essa onda toda de protestos está sendo instrumentalizada por setores ultra-esquerdistas com objetivos inclusive eleitoreiros e oportunistas (vejam a diferença na cobertura da "midia" – é assim que eles falam – dos protestos em SP e nas outras cidades). Acho que se pode e se deve sim protestar, principalmente contra a roubalheira da Dilma e da companheirada. Mas não é isso que vejo, principalmente da parte de "manifestantes" que fecham a Paulista e provocam choques com a PM. Esse pessoal está em busca de um cadáver.
*
Iniciativa interessante essa de os atores mostrarem solidariedade à jornalista ferida na confusão. Tem todo o meu apoio. Agora só falta mostrarem alguma solidariedade ao PM que quase foi linchado pelos vândalos fascistas no início dos protestos. Então, quem se habilita?
 *
Que coisa curiosa. Em SP, o governo do estado está sendo atacado de todos os lados por causa de eventuais excessos da PM ao conter baderneiros que se comportam como milícias fascistas. Já do que houve no DF e no RJ, onde manifestações pacíficas contra a gastança na Copa foram reprimidas com gás lacrimogêneo e pata de cavalo, pouco se fala.

Estranho, não? Não. É o Brasil da era lulo-dilmista.


Se eu fosse caridoso, eu diria que o duplo padrão acima é só coincidência. Como não sou, e vejo maldade em tudo, digo que é porque o governo de SP é da oposição (oposicinha, mas vá lá), e os do DF e do RJ são "companheiros"... Tirem suas próprias conclusões.
*
Em SP, o governo está há uma semana levando pau porque a PM usou a força para conter um bando de arruaceiros que descumpriu um acordo e quis furar barreira em área de hospitais, com excessos de ambas as partes. No DF e no RJ, a PM dissolveu duas manifestações pacíficas na porrada, e a "mídia" praticamente silenciou (o Fantástico deu 18 SEGUNDOS à cobertura dos protestos no Rio). O governo de SP é da oposição; os do DF e do RJ são aliados do governo. Coincidência?
*
Ah, que saudades da época em que quem fazia revolução era o "proletariado", e não qualquer um(a) com vontade de extravasar a libido reprimida e os recalques psicológicos adquiridos (e jamais resolvidos) na primeira infância, canalizando-os contra o "sistema", o "capitalismo", o “Estado repressor”, o "mundo cruel", a PM paulista etc. A estupidez era a mesma, mas pelo menos havia um verniz de inteligência…
*
Esse pessoal que defende "passe livre" deve imaginar que transporte público, assim como saúde e educação, é algo que se paga sozinho. Será que nunca ouviram falar em dinheiro do contribuinte? A propósito, esse pessoal paga imposto?
*
Quando a polícia extrapola e abusa do uso da força contra manifestantes pacíficos, deve ser investigada e os culpados, exemplarmente punidos. Quando um bando de arruaceiros infiltrados no “movimento” aproveita a ingenuidade alheia para atacar policiais e depredar prédios, deve levar borrachada no lombo. Me parece uma troca justa.
*
Acho que finalmente descobri o caminho das pedras para fazer uma revolução no Brasil:

1 - Acrescente 20 centavos ao preço do ingresso para os jogos da Copa;

2 - Parta pra arruaça nas ruas, tentando linchar PMs, jogando coquetel molotov e depredando o patrimônio público e privado;

3 - Se a PM reagir e tentar impor a ordem, e se, provocada pelos “militantes”, acabar cometendo eventuais abusos, reclame da brutalidade policial etc. etc.

Garanto que, se a “revolução” não vier, pelo menos ninguém vai lembrar de como tudo começou, e os “militantes”/provocadores vão aparecer como vítimas na história, enganando os trouxas. Vai que cola.
*
Quem compara a ação da PM numa Democracia com a repressão de ditaduras não tem a menor idéia do que é ditadura e quer acabar com a Democracia. Num Estado de Direito Democrático, a polícia é a Democracia fardada. Desconhecer esse fato e atacá-la com paus, pedras e coquetel molotov é atacar a própria Democracia. É isso o que faz muito militante do facebook.
*
Quando vejo manchetes como "PM em ação contra o povo em SP e no RJ", lembro na hora: o único "povo" presente nos protestos desta semana estava usando farda.
*
Esse tal "movimento passe livre" em SP nao vale vinte centavos...
*
Mais uma verdade óbvia, esquecida como tantas outras verdades óbvias, sobretudo nesses tempos de revolução a 20 centavos:

Sem deveres, não há direitos. E vice-versa. Onde só há direitos, sem a contrapartida dos deveres, não há, na verdade, direito nenhum. Há abuso, privilégios – ou seja: o contrário da Democracia.
*
Comparar o carnaval dos revoltadinhos pequeno-burgueses por causa de 20 centavos com a "Primavera Arabe" ou com um novo maio-68 eh coisa de quem trata a Historia do mesmo jeito que esses baderneiros mimados e inconsequentes tratam o transporte publico e as vitrines das lojas: com coquetel molotov e pedrada! Deixem Clio em paz!
*
Vendo toda essa baderna em SP por causa de 20 centavos, quase que eu acredito que os "manifestantes" dependem de onibus pro transporte...
*
Da próxima vez que eu ficar entediado, vou sair por aí jogando coquetel molotov em ônibus e arrebentando vitrines. Se possível (e se estiver em maioria, claro), vou aproveitar pra me juntar a um grupinho e tentar linchar um PM. Se alguém chamar as coisas pelo nome e lembrar que isso é baderna e vandalismo, vou reclamar da imprensa e me comparar a ativistas de outras partes do planeta e de outras épocas. Tudo isso gritando slogans "libertários" e falando em "democracia"...

Sempre vai haver quem caia nessa. A estupidez humana é mesmo inesgotável.
*
Cadê os cartazes de "FORA DILMA" ou "LULA NA CADEIA"? Parece que quanto mais radicais alguns manifestantes se mostram contra coisas abstratas, mais tímidos ficam quando se trata de dar nome aos bois... (que não são de piranha). Estranho, não?

By the way, alguém sabe onde foi parar a UNE?

2 comentários:

Anônimo disse...

Agora sim acabo de ler mais texto legítimo deste personagem, o qual julga e desdenha daquilo que nunca viveu e que não é sua realidade, portante não tem nenhuma propriedade sobre o que escreveu.

Sim, eu ando de onibus e metro em SP, trabalho e ganho até mais que a média dos trabalhadores pelo Brasil,tenho 33 anos não sou arruaceiro, baderneiro ou o que quer que você denomine, sou cidadão, trabalho e sim pago imposto, e te digo pelo que protestei ontem.

Pela péssima gestão do dinheiro público que não se traduz em bons serviços, alias é justamente o oposto, a má qualidade do transporte público assim como a saúde e educação e pelo retorno da inflação e ainda mais por uma oposição calada e que não oferece nenhuma alternativa de governo para o país.

" Fora Dilma" e quem vamos colocar lá? Aecio, Serra, Marina, Fernando Paes ? ; me desculpe mas se eles sequer são capazes de fazer uma oposição decente e mostrar um contraponto as ideias do PT, não merecem o meu voto.

Gustavo disse...

Caro Anonimo, sem nome e sem rosto (e que me chama de "personagem"...),

Nao sabia que vc tinha implantado um chip em meu cerebro para saber o que eu vivi e qual eh a minha realidade, e que nao tenho "propriedade" pra falar disso ou daquilo etc.

Que bom que vc nao eh arruaceiro nem baderneiro, e que nao precisa de um coquetel molotov para expressar sua opiniao. Nesse caso, vc deve discordar dos fascistas que vandalizaram SP ontem e nos outros dias. Estes nao tem interesse nenhum em servicos de qualidade.

Protestar contra a pessima gestao do dinheiro publico etc. me parece uma boa ideia. Estou de total acordo. Por isso acho estranho que vc se recuse a dar nome aos bois, como faz a maioria dos manifestantes. Contra "tudo isso que ai esta" acho que ateh o Lula eh.

Tbm estou de total acordo que a oposicao (oposicinha) nao honra as calcas que veste. Alias, escrevi carradas de texto sobre isso. Eh mais um motivo para sair dos slogans abstratos e dar nome aos bois e tentar criar uma oposicao de verdade, e nao essa papinha de alface sem sal de serras, aecios e marinas.

A proposito, alguem lembrou "de quem colocar la" no "Fora Collor"? E nos inumeros "Fora FHC" dos anos 90, alguem lembrou desse detalhe?