quinta-feira, junho 27, 2013

NOTAS SOBRE UMA "REVOLUÇÃO" IMAGINÁRIA (4)



PERGUNTAR NÃO OFENDE
Pasmem, mas ainda tem gente que acredita que a gastança na Copa vai dar algum resultado positivo para o Brasil (!). Dizem que os 30 bilhões de dinheiro público desperdiçados, digo gastos na brincadeira vão se reverter em investimentos futuros etc. Então, tá.

Nesse caso, gostaria que me respondessem duas perguntas:

- O que vão fazer depois da Copa com os estádios hipermodernos-padrão-FIFA (TODOS superfaturados) construídos em cidades com times de primeira qualidade e fama futebolística internacional como Fortaleza, Natal, Brasília, Manaus e Cuiabá? Show de forró? Uma pelada entre a FIFA e os médicos cubanos?

- E o meu, o seu, o nosso suado dinheirinho gasto com a tão alardeada modernização da infraestrutura (aeroportos etc.)? alguém viu onde foi parar?

*
Bad news for Dilma: ela agora vai ter que enfrentar o Maracanã...
*
Que bonitinho os senadores aprovando ontem a lei que torna corrupção crime hediondo. Quase fiquei emocionado. Agora só falta tornarem a coisa efetiva, botando na cadeia os prevaricadores do dinheiro público. Poder-se-ia começar com um certo ex-presidente da República, o autoproclamado maior líder da História mundial desde o Gênese, que não tem um dedo e que estranhamente anda calado faz tempo...
*
E a a "transparência" e o "não compactuaremos com os malfeitos" continua... http://www.implicante.org/noticias/governo-eleva-gasto-com-maquiagem-e-penteado-para-falas-de-dilma-na-tv/
*
Não existe "democracia plebiscitaria", "democracia participativa" etc. Existe democracia e ponto. E aqueles que querem acabar com ela. Na porrada ou por plebiscito.

Sempre que se tenta adjetivar a democracia, o resultado é democracia nenhuma. Aí estão as "democracias populares" (ditaduras totalitárias comunistas) do Leste Europeu até 1989 para mostrar.

É tão óbvio que me dá até certa vergonha (alheia) lembrar...

*
Médicos cubanos, plebiscito, Constituinte exclusiva... Só tem uma coisa mais confusa e desorientada do que os slogans das manifestações: o governo de Dilma Duchefe.
*
“É inaceitável a instalação de uma constituinte exclusiva para propor a reforma política. Não vivemos um clima de exceção e não podemos banalizar a ideia da constituinte, seja exclusiva ou não. Seu pressuposto ancora-se em certo elitismo, porquanto somente pessoas supostamente mais preparadas e com maior vocação pública poderiam dela participar. O que, na verdade, constitui a negação do sistema representativo.”
Sabem quem escreveu o que vai acima? Michel Temer, atual vice-presidente da República (artigo de 2007)...

Precisa de mais alguma prova de que o governo do Poste sem Luz está completamente perdido?

*
A última dos lulo-petistas: a violência nos protestos seria obra da "direita" infitrada nas manifestações... Que "direita", cara-pálida? Se houvesse mesmo direita no Brasil, vocês não acham que o governo dos "cumpanhêru" já teria virado farofa faz tempo? Esse Rui Falcão é mesmo um mestre do humor...
*
Vamos pensar um pouquinho...

Lula e Dilma tiveram DEZ ANOS para fazerem a reforma política que quisessem, com maioria folgada no Congresso etc. Se não fizeram, foi porque não quiseram. Agora, o Poste apareceu com essa estória aloprada de "plebiscito" e "Constituinte exclusiva"... Como dizia o velho Sobral Pinto: tem catinga de golpe.

*
Acho que alguém falou um dia desses em "transparência", não? Quem foi mesmo?... http://www.implicante.org/noticias/gastos-de-rose-sao-classificados-como-reservados/
*
Sem querer, Dilma Duchefe deu ontem uma palavra de ordem excelente para dar rumo e unificar as manifestações de protesto: CONSTITUINTE EXCLUSIVA É INCONSTITUCIONAL! ABAIXO O GOLPISMO BOLIVARIANO! ABAIXO O FORO DE SÃO PAULO!

Agora é com os manifestantes.

*
PERGUNTAR NÃO OFENDE:
Se, como disse Dilma Duchefe na reunião de ontem, corrupção deve ser crime hediondo, então por que nenhum dos 7 (sete!) ministros demitidos por roubalheira foi processado? E o partido dela, o PT, não continua defendendo os mensaleiros (já condenados pelo STF)?

*
Ver uma presidenta (sic) que proibiu a divulgação de gastos com viagens falar em "transparência" só pode ser piada...
*
Do jeito que a coisa começou em SP, com o vandalismo promovido pelo tal do "Movimento Passe Livre" - um braço do petismo radical, recebido ontem em Palácio pela Soberana em pessoa –, eu não me surpreenderia se o governo estivesse infiltrando baderneiros nos protestos para melar as manifestações e provocar um retrocesso. Descobriram até um fuzileiro naval participando da depredação no Itamaraty. Vista nessa perspectiva, a proposta aloprada de dona Dilma de convocar um plebiscito sobre uma Constituinte exclusiva parece ainda mais golpista. A coisa toda cheira a bolivarianismo. Acho que começou a pintar desespero na turma do João Santana.
*
Muita gente está se perguntando "por quê"? Eu respondo: "mas o que vocês queriam? botaram um poste sem luz na Presidência"...
*
Eu pensava que já tinha visto de tudo em matéria de cara-de-pau. Mas o discurso de Dilma Duchefe na reunião com os prefeitos e governadores superou todas as expectativas. Simplesmente ela disse – sim, ela disse! – que as manifestações são a favor (!!!) do que ela está fazendo com o País! É o “protesto a favor”!!!

Sem falar na proposta esdrúxula (e que cheira a golpe) de plebiscito sobre “Constituinte Exclusiva” (!)

Ah, e adivinhem com quem o Poste se reuniu antes? Com o tal “Movimento Passe Livre”. Isso mesmo: com os mesmos delinquentes de extrema-esquerda que vandalizaram SP há duas semanas (e que depois tiraram o corpo fora, quando os protestos tomaram um rumo diferente…).

É nessas horas que a falta de uma oposição de verdade faz toda a diferença…

*
Vejam como os brasileiros estão (são) distraídos. No pronunciamento de sexta-feira – o primeiro depois de 15 dias (!!!) do início dos protestos –, Dilma Duchefe prometeu trazer milhares de médicos do exterior, de qualificação duvidosa e com o País já tendo médicos suficientes. Vai ser mais um desperdício de dinheiro público, como os gastos com a Copa etc. Se os manifestantes estivessem ligando os pontos, seria mais um motivo para pedir o fim do governo petralha.
*
Não sou do tipo que se entusiasma com multidões, nem me impressiono com "a voz das ruas". Pelo contrário, sou daqueles que pensam, assim como Nelson Rodrigues e Ortega y Gasset, que não existe multidão inteligente e que o "homem-massa" é uma das invenções mais perniciosas da era do totalitarismo. Vendo os protestos que sacodem o País há duas semanas - sem rumo, sem palavras de ordem claras e precisas, perdidos em slogans vazios e abstratos "contra a corrupção" (de quem? falta dizer), "contra os políticos" (quais?), "por um Brasil melhor" (parece discurso de Miss) etc. -, tenho ainda mais motivos para pensar assim, e acreditar que - infelizmente - as manifestações não vão dar em nada, caindo no vazio e terminando numa grande pizza sabor jabuticaba.

Mesmo assim, mesmo sabendo que não basta ser "contra tudo isso que está aí" nem estar de "saco cheio" para que as coisas mudem, mesmo com a falta de oposição e de liderança organizada e mesmo com todo o vandalismo (que só existe, aliás, porque não há liderança) e com o risco de manipulação por parte do próprio governo (idem), mesmo assim acho que as manifestações são bem-vindas e vieram no momento certo. Era preciso ter ocorrido essa sacudida, essa catarse, a população precisava acordar da hipnose coletiva que dez anos de propaganda lulo-petista impuseram ao País, deixando-a narcotizada e anestesiada.

De agora em diante, vai ser muito mais difícil para os marqueteiros do Planalto venderem a idéia ufanista do "Brasil Maravilha", de gente bronzeada e feliz, com a economia em ordem, empregos para todos, bolsas-famílias, classe média de 500 reais e Copa do Mundo (o pão e o circo andam sempre juntos). Os protestos mostraram que o Brasil real é bem diferente desse oba-oba oficial com tintas partidárias. Isso, por si só, já justificou o movimento.

Embora eu não compartilhe da visão otimista de que "o povo acordou" (o povo ainda não acordou, e se acordou, ainda está naquela fase em que se acaba de despertar de um sono profundo, quando ainda estamos meio grogues, num estado de semi-consciência), acho isso uma boa notícia. Como é uma boa notícia a rejeição dos partidos, o que tem impedido que os protestos sejam por eles instrumentalizados, como sempre foram pela esquerda no Brasil (embora também contribua para despolitizar os protestos, desviando-os de uma meta clara e objetiva). Pela primeira vez no Brasil um movimento popular ocorreu sem que se vissem bandeiras vermelhas dominando a paisagem. Certamente, nao é uma revolução, mas já é alguma coisa.

Nenhum comentário: