quarta-feira, setembro 01, 2010

Leitores ajudam este escriba a se atualizar: Lula não quer que iraniana seja apedrejada - quer que ela pare de "causar problemas". Ah, bom,,,


"- Cumpanhêro Arrmadinejádi, aquela muié inda tá te causânu pobrêma?"
.
Alguém (ou "alguéns") que assina como "Casal 20" me escreve sobre meu texto "Lula. Ou: a avacalhação dos direitos humanos", que trata do caso daquela mulher iraniana condenada a morrer apedrejada (ou enforcada) no Irã pelo terrível crime de botar chifres na cabeça do marido. Segue o comentário, e minha resposta a ele:

Esta desatualizado. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o Brasil poderia conceder asilo à mulher condenada se ela “estivesse causando problemas no Irã”. Inicialmente, Lula recusou pedidos de defensores de direitos humanos para usar sua relação cordial com o presidente iraniano Mahmoud Ahmadinejad para influenciar o processo, mas aparentemente mudou de ideia durante um comício de apoio a uma mulher - sua candidata à Presidência, Dilma Rousseff.

Comento o comentário
A informação foi atualizada em texto meu posterior. Mas aproveito para fazer uma pilhéria.

Ah, bom! Então Lula, que inicialmente recusou os apelos em favor da vida da iraniana aparentemente "mudou de idéia" em um comício e resolveu oferecer asilo à mulher condenada que estava "causando problemas no Irã"? Que grande humanista! Estou aliviado...

Deixe-me ver se entendi a coisa direito: Lula - ou "o presidente Lula", como respeitosamente escreve(m) o(s) autor(es) do comentário -, que de início tratou o assunto como trata a questão dos presos políticos em Cuba (ou seja: como tudo, menos um problema da humanidade), muda de idéia após o clamor internacional em favor da vida de um ser humano, e somente - notem bem: somente - porque sua candidata é mulher e para que a mulher condenada "não causasse problemas" à tirania teocrática do companheiro Ahmadinejad (ou "o presidente Ahmadinejad"). E ainda há quem o considere um humanista e um defensor dos direitos humanos?

Para ficar mais claro: Lula oferece asilo a uma mulher condenada a uma morte bárbara por um motivo frívolo, nas mãos de um regime criminoso e obscurantista, e só o faz como um favor a esse mesmo regime tirânico, para que ela, a mulher condenada, deixe de "causar problemas" a essa mesma tirania... Como se fosse ela, a mulher condenada, e não a teocracia iraniana, com suas leis absurdas, a criadora de caso! Como se fosse ela, a mulher condenada, e não o regime iraniano, quem estivesse causando problemas! E ainda por cima ele, Lula, é esnobado por Ahmadinejad, que o chama de desinformado. E ainda há quem considere ele, Lula, um líder respeitável?

Agora posso dormir tranquilo. Parece mesmo um verdadeiro humanista e um líder muito influente quem nos governa...

Nenhum comentário: