segunda-feira, julho 07, 2008

A NOTA DO GOVERNO


O governo Lula emitiu uma nota oficial por ocasião do resgate de Ingrid Betancourt na Colômbia. Vamos lembrar:

Nota da Presidência da República sobre o resgate de reféns em poder das FARC
.
O Presidente da República tomou conhecimento da libertação da Senadora Ingrid Betancourt e de outros 14 reféns que se encontravam seqüestrados pelas FARC.

Ao enviar seu abraço fraternal aos reféns hoje libertados e a seus familiares, o Presidente Lula manifestou satisfação com essa notícia tão aguardada pela comunidade internacional. Expressou a esperança de que tenha sido dado um passo importante para a libertação de todos os demais seqüestrados, a reconciliação de todos os colombianos e a paz na Colômbia.

Secretaria de Comunicação Social
Presidência da República
Brasília, 2 de julho de 2008

Traduzindo para o português, o que está transcrito aí em cima é o seguinte:

O Presidente da República lamenta profundamente que o Exército da Colômbia tenha resgatado a Senadora Ingrid Betancourt e mais 14 reféns das FARC.

Ele preferiria mil vezes que o Governo da Colômbia não tivesse agido como agiu e tivesse, em vez disso, cedido às exigências das FARC.

Para salvar as aparências, mandamos uma nota pífia e ridícula na qual fingimos satisfação com a desmoralização de nossos companheiros das FARC e expressamos falsamente a esperança de que os reféns sejam todos libertados.

Para não perdermos o hábito, manifestamos cinicamente a esperança de que haja "reconciliação" na Colômbia - ou seja: a reconciliação entre um punhado de narcotraficantes terroristas e 91% da população, que condena as FARC e apóia o Governo - e que nossos companheiros das FARC participem um dia de eleições, já que agora estão com o pé na cova.

Nesse momento de profunda dor e tristeza para todos nós, em que estamos lambendo as feridas, precisamos manter as aparências e a máscara de bons-moços e defensores da democracia.

Queremos manifestar nossa solidariedade a nossos companheiros das FARC, que foram feitos de otários, e aos companheiros Rafael Correa, Hugo Chávez, Evo Morales, Fernando Lugo, Daniel Ortega e Fidel Castro, assim como aos demais companheiros do Foro de São Paulo, por essa derrota sofrida.

Para não reconhecer que fomos pegos todos com as calças na mão, não fazemos em nossa nota nenhuma referência ao governo de Álvaro Uribe.

Esta é a tradução para o vernáculo comum da nota do Governo. Aí abaixo vai a nota que teria sido feita caso o Brasil não fosse governado por Luiz Inácio Lula da Silva:

O Presidente da República manifesta sua satisfação com o resgate heróico da Senadora Ingrid Betancourt e de mais 14 reféns pelo glorioso Exército colombiano, das garras do bando narcoterrorista e facinoroso conhecido como FARC.

O Governo brasileiro enaltece a bravura dos reféns e de seus libertadores e felicita o Presidente Álvaro Uribe por essa vitória histórica da liberdade e da democracia.

O Governo brasileiro repudia o terrorismo e o narcotráfico, em todas as suas formas, e se irmana aos esforços do Governo e do Povo da Colômbia na luta pela erradicação desses dois flagelos que enlutam aquele país irmão há mais de quatro décadas.
.
Paulo Francis dizia que a melhor maneira de desmoralizar um esquerdista é deixar que ele fale. Ele estava quase certo. Mesmo na omissão, eles se revelam.
---
P.S.: O titular da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República é o jornalista Franklin Martins. Foi ele o autor do célebre manifesto dos guerrilheiros que seqüestraram o Embaixador norte-americano, em setembro de 1969. Pelo visto, Franklin Martins não é tão bom em emitir notas oficiais sobre a libertação de reféns quanto em escrever manifestos de seqüestradores. Talvez as FARC devam contratá-lo para escrever suas comunicações...

Nenhum comentário: