quarta-feira, julho 09, 2014

A COPA DA VERGONHA

 
Sei que tem gente que vai chiar e achar que estou tripudiando, tirando onda, sendo "impatriótico", "do contra", "bem-que-eu-te-disse" etc. mas, paciência. É o preço a pagar por ter uma opinião que destoa da manada. Diante do acontecido ontem no Mineirão, não posso deixar de dizer o seguinte, que só corrobora o que venho dizendo desde que começou essa pantomima toda (e ninguém pode me chamar de estraga-festa):

A maior humilhação sofrida pelo Brasil NÃO foi
a derrota de 7 a 1 para a Alemanha. Futebolisticamente falando, foi sim um vexame sem precedentes, mas não foi essa a maior vergonha de todas. A maior humilhação, o maior vexame, a maior vergonha, o maior fiasco foi - é - a própria Copa do Mundo, um festival de corrupção e de desperdício do dinheiro público como nunca houve "na história deste país".

Acreditem, o chocolate de ontem não foi NADA, absolutamente nada, comparado aos 35 bilhões - repito: trinta e cinco bilhões - de reais jogados na latrina com a construção de estádios inúteis (só por curiosidade: para que vão servir os majestosos Arena Amazônia, Arena Pantanal e Arena das Dunas, entre outros elefantes brancos?), impostos não pagos (a FIFA não pagou um tostão de impostos na brincadeira), obras não realizadas (alguém lembra do Trem-Bala?), inacabadas e superfaturadas, para não falar das mortes de operários (foram nove ao todo) e da cagação de regras pela FIFA, que virou, no último mês, a verdadeira instância governante do Brasil.

Outra vergonha não menor foi a tentativa descarada da atual governante (sic) de usar politicamente o evento, tentando faturar eleitoralmente em cima de uma eventual vitória da seleção, coisa típica de mentes totalitárias - o que, felizmente, não poderão mais fazer. A referida já tinha tentado fazer isso, com a ajuda de um gigantesco esquema de marketing, no episódio da vaia na abertura ("coisa da elite branca" - muita gente se deixou cair nessa) e até com a contusão do Neymar. Ela estava contando com o Brasil na final para montar nos louros da equipe, do mesmo jeito que fez o regime militar com o Tri em 1970. Sendo que, naquela ocasião, a Copa era no exterior, e não havia dinheiro da viúva envolvido. Tudo isso torna a Copa uma VERGONHA sem tamanho para qualquer pessoa com um mínimo da dita-cuja na cara.

Sinto-me muito confortável para dizer isso pois, ao contrário de muitos que só agora vão perceber o tamanho do estrago, sou contra a Copa desde o começo, desde o dia em que o Brasil foi e$$$colhido pela FIFA para sediar o regabofe. Desde 2007 - e posso provar o que digo (vejam aqui: http://gustavo-livrexpressao.blogspot.com/2007/10/copa-do-mundo-para-qu.html) - não deixei de alertar para o fato de que, mesmo na hipótese improvável de a seleção brasileira vencer o campeonato, o grande perdedor seria o Brasil, a população brasileira, o contribuinte. E isso apesar de todo o oba-oba, de toda a babaquice megalomaníaca da "Copa das Copas", em que muitos embarcaram.

E não, não tenho nada a ver, nem quero ter, com os idiotas mascarados que saíram arrebentando vitrines gritando "Não vai ter Copa" etc. - estes, aliás, fazem o jogo do governo, que não por acaso mantém com eles relações que ainda estão para ser explicadas (perguntem ao Gilberto Carvalho). Para esses criminosos, todo o rigor da Lei, assim como para os larápios que tiveram a ideia de gerico de fazer uma Copa com 12 (doze!) sedes e lucraram com essa papagaiada. Creio que não preciso dizer quem eles são. Vocês sabem de quem estou falando.

Faço votos de que o fracasso futebolístico da seleção de Felipão, Fred e cia. sirva, pelo menos, para acordar o povo desse delírio ufanista em que foi atirado por um bando de quadrilheiros que se outorgou até o direito de manipular a alegria popular. O Brasil já estava derrotado no dia em que o governo (?!) decidiu transformar o país numa filial da FIFA.

Os jogadores da seleção brasileira poderão se recompor e dar a volta por cima. Haverá outras Copas etc. Já o Brasil terá de conviver com a vergonha eterna do saque do país por um bando de ladrões. Pensem nisso quando assistirem a Nacional X Princesa do Solimões na Arena Amazônia.

3 comentários:

Anônimo disse...

E querem colocar o Tite! O brasileiro vai sofrer muito antes de aprender que tipo de gente é o "povo" gaúcho...brasileiro bonzinho...!!

Anônimo disse...

Adorei seu post sobre os conflitos no Oriente médio. Bastante equilibrado. Sobre o post da copa, acho que seus dados precisam de ajustes. Na verdade, a construção dos estádios não custou 35 bi. este custo é de todos os estádio se todas as obras de mobilidade e infra estrutura. Os estádios foram pagos quase totalmente com os retornos da copa das confederações. Além disso, o dinheiro dos estádio foi pago 75% com EMPRÉSTIMO do BNDES e os outros 25% de iniciativa privada. OS do BNDES por serem empréstimos, serão devolvidos. Certo que nem todos os estádios terão retorno, mas só teremos esta resposta verdadeiramente ao longo dos anos. O restante da grana, os 27bi, mesmo superfaturados, voltaram para a população da forma de obras. Isso a gente não perde...mas ganha. A copa retornou para o Brasil 31 bi em diversos setores e isso se multiplicará ao longo do tempo. Se você fizer as contas, os estádios já foram pagos e as obras também foram pagas com o retorno da copa. Não vejo tanto prejuízo quanto tentam fazer parecer...não mesmo

Gustavo disse...

Caro Anônimo,
A cifra de 35 bilhões diz respeito ao gasto total da Copa, e não somente à construção dos estádios (inclui os impostos que a FIFA não pagou e todas as obras de infraestrutura superfaturadas e/ou que não foram feitas etc.). Inclui também os empréstimos do BNDES (dinheiro público, é bom lembrar) que JAMAIS vão ser devolvidos. Ou vc realmente acha que estádios como o Arena Amazônia, que custou 690 milhões de reais, algum dia vão dar retorno?! (A média de pagantes no campeonato amazonense de 2013 foi de 625 testemunhas, e juntando todo o público de 58 jogos do campeonato, ainda faltariam umas 10 mil pessoas para encher o estádio.) Isso sem falar nas perdas para o comércio, com todos os dias parados (em pleno mês de junho, com São João e Dia dos Namorados). Tirando os cambistas, alguns donos de restaurantes, de hotéis e prostitutas, a "Copa das Copas" não gerou nenhum lucro, a não ser para a FIFA e para os espertalhões de sempre, que se locupletaram com o dinheiro da viúva.